///

Alckmin se filia ao PSB e diz que Lula ‘representa a democracia’

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, oficializou sua filiação ao PSB nesta quarta-feira, 22, em um evento realizado em Brasília. Em discurso, o ex-tucano elogiou várias vezes o ex-presidente Lula, a quem deve se juntar na composição de uma chapa presidencial.

“Não tenho dúvida de que o presidente Lula, se Deus quiser, eleito, vai reinserir o Brasil no cenário mundial”, disse ele.

Em outro momento, Alckmin falou sobre sua disputa para presidente em 2006 contra Lula. “Eu disputei com o presidente Lula a eleição em 2006, mas nunca colocamos em risco a questão democrática”, declarou. 

Numa referência a Bolsonaro, o ex-governador falou sobre combater mentiras: “O debate era em outro nível, nunca se questionou a democracia, o respeito às pessoas. E a primeira tarefa nossa é combater a mentira, porque a mentira é o que há de pior para um regime democrático. Aqueles que criticam, que desconfiam, que agem de maneira displicente em relação ao resultado das eleições estão na realidade ofendendo a democracia”.

Confira as declarações:

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, classificou o pleito como a disputa entre a “civilização e a barbárie” e destacou a importância da formação de uma frente que vá além da esquerda para derrotar Bolsonaro.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, reforçou a necessidade de o campo progressista se unir. 

Lula ainda não confirmou a candidatura, mas declarou que a aliança com Alckmin só seria possível se após o novo membro do PSB escolher um partido.