O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ministério deve recomendar oficialmente o fim da exigência de testes de Covid-19 e o uso de máscaras para turistas vacinados que vierem ao Brasil. A afirmação foi feita ao Portal Metrópoles nesta quarta-feira, 30.
Segundo o ministro, essa desobrigação deve acontecer em breve, até este fim de semana.
“Até o fim da semana, vamos deliberar sobre o posicionamento da Anvisa na questão das fronteiras e sobre a questão do uso de máscaras nas repartições públicas e no trabalho. Vamos harmonizar essas ações que já ocorrem em estados e municípios”, afirmou o ministro.
Em 23 de março, a Anvisa divulgou uma nota técnica que recomenda revisões nas regras para viajantes que chegam ao Brasil.
No dia 28 de março, o ministro já avia afirmado que esta decisão aconteceria em Breve, afirmando que a liberação ocorreria. “Eu não quero cravar uma data aqui porque a decisão depende de vários órgãos. Temos que fazer isso de uma forma tranquila para sair desse cenário de emergência sanitária de forma segura”, disse o ministro ao site poder 360 dias antes.