////

Pega a Pipoca | 7 filmes para entender a ditadura militar no Brasil

A ditadura militar, um dos períodos mais terríveis da história do Brasil, durou de 1964 a 1985. Nestes tempos sombrios, houve perseguição, tortura e assassinatos de brasileiros contrários ao golpe. O Congresso Nacional foi fechado, e a imprensa, censurada.

O golpe de 64 completa 58 anos, e o ministro da Defesa, general Braga Netto, publicou, na noite desta quarta-feira, 30, uma ordem do dia para celebrar este período. A nota, assinada por Netto, diz que a ditadura foi um “marco histórico da evolução política brasileira, pois refletiu os anseios e as aspirações da população da época”.
Ainda segundo a nota, o golpe, chamado de Movimento de 31 de março de 1964, gerou “fortalecimento da democracia”. No documento, não consta nenhum dos abusos e crimes da ditadura.

Para relembrar esse período trágico da história recente do Brasil, o BT faz uma lista com 7 filmes para entender a ditadura.

O Que É Isso, Companheiro? – Dirigido por Bruno Barreto 1997

O longa conta a história um grupo de jovens que se organizam para a luta armada após o decreto do Ato Institucional número cinco, o famoso AI-5. Eles decidem sequestrar o embaixador dos Estados Unidos no Brasil para negociar o resgate de militantes presos.

O filme é baseado em uma história real dos tempos de chumbo da ditadura na visão de Fernando Gabeira, que participou do caso e relatou em um livro com o mesmo nome. 

ONDE VEM, BT? Disponível no GloboPlay e também no you tube

Veja o trailer

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias – Dirigido por Cao Hamburger 2006

O longa conta sobre a vida de Mauro, um garoto de 12 que vê sua vida mudar quando seus pais saem de férias de forma inesperada. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes de esquerda perseguidos pela ditadura militar. O casal decide deixá-lo com o avô paterno, que falece justamente no mesmo dia em que o garoto chega em São Paulo. Assim, Mauro acaba ficando com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho.

O filme não mostra os terrores da ditadura explicitamente, e sim de uma forma sutil.

ONDE VER, BT? Disponível no GloboPlay

Veja o trailer

Zuzu Angel – Dirigido por Sérgio Rezende 2006

Baseado na história real da estilista Zuzu Angel, famosa no Brasil e no exterior, o longa conta a história da mulher que é alheia a tudo que acontece no país até que seu filho, Stuart, ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Em uma noite, Zuzu recebe uma ligação, dizendo que Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. A estilista luta para conseguir o corpo de Stuart e conseguir enterrá-lo.

ONDE VER, BT? Disponível no GloboPlay

Narciso em Férias – Documentário dirigido por Renato Terra, Ricardo Calil 2020

Neste documentário, Caetano Veloso faz um relato íntimo e detalhado de sua prisão pela ditadura militar em dezembro de 1968. No total, o músico ficou 54 dias em cárcere. Anos depois, o relato contempla a aparição dos policiais em sua casa em São Paulo até sua soltura e chegada em Salvador. Ele fala sobre os dias na solitária, as canções que marcaram o período de confinamento e os episódios vividos com seu amigo Gilberto Gil.

ONDE VER, BT? Disponível no GloboPlay

Veja o Trailer:

Marighella – Dirigido por Wagner Moura. 2019

O filme dirigido por Wagner Moura conta sobre o guerrilheiro Luis Carlos Marighella. Baseado na história real do revolucionário, o longa é um recorte do periodo em que Marighella comandou um grupo de jovens guerrilheiros e tentou divulgar sua luta contra a ditadura, mas a censura descredita a revolução.

O BT conversou um dos atores do filme, o ator Luiz Carlos Vasconcelos. Você pode ver a entrevista clicando aqui

ONDE VER, BT? Disponível no GloboPlay

Veja o trailer:

Batismo de Sangue – Dirigido por Helvécio Ratton 2007

O filme e baseado no livro de Frei Betto e conta a história de cinco frades dominicanos que se engajaram na guerrilha contra a ditadura militar nos anos 60 no Brasil. Por apoiarem a luta armada, são considerados comunistas, são presos e torturados.

Atenção, este é um filme com cenas extremamente fortes e talvez o mais violento da lista. Não é recomendado para todos os públicos.

ONDE VER, BT? Disponível no Amazon Prime vídeo e no youtube

Veja o trailer:

O dia que durou 21 anos – Dirigido por Camilo Tavares. 2013

O longa Documental de 2013, “O dia que durou 21 anos” mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. O filme destaca a participação da CIA e da própria Casa Branca na ação militar que deu início a ditadura.

ONDE VER, BT? Disponível no YouTube

Veja o Trailer: