O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é neste sábado, 2 de abril. Em Belém, programações alusivas marcam o fim de semana. O sábado começou com a Caminhada de Conscientização do Autismo, na Avenida Presidente Vargas.
A partir das 11h, haverá atividades lúdicas e culturais no Solar das Artes em Mosqueiro. A programação terá exposição e apresentação artística, contação de histórias, contorcionismo, pintura facial e corte de cabelo.
No domingo (3/4), haverá atividades lúdicas e culturais no Horto Municipal, a partir das 9h. Na programação, poesia, exposição e apresentação artística, oficina de cataventos e pintura facial.
FESTIVAL TEALENTOS
Também neste sábado (2/4), na lateral do Theatro da Paz, acontece uma exposição de artes visuais também aberta ao público. A visitação vai acontecer até a próxima sexta-feira (8/4), de 9h às 12h e de 14h às 17h. Lembrando que o teatro não funciona às segundas-feiras.
A partir das 20h, no Theatro da Paz acontece o Festival TEAlentos. Esta é a segunda edição do evento que busca conhecer e divulgar as habilidades artísticas de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.
O evento é gratuito e os ingressos para as apresentações já estão disponíveis na bilheteria do teatro desde as 9h da manhã deste sábado. Cada pessoa poderá pegar até dois ingressos.
Foram escolhidos 30 artistas paraenses, sendo 12 para a modalidade de música, oito na modalidade de dança e 10 na modalidade de artes visuais.
O evento também vai ser transmitido ao vivo pelo Canal no YouTube do Governo do Pará e pela TV Cultura. Os artistas selecionados são oriundos de Belém, Ananindeua, Castanhal, Bragança, Vigia de Nazaré e Salvaterra e têm entre 7 e 26 anos de idade.
Ainda na programação do Festival TEAlentos deste ano, no sábado e domingo, dias 9 e 10 de abril, vai acontecer a Feira TEAlentos de Produtos Artesanais, na Praça Porto Futuro, de 16h às 22h.
O Festival TEAlentos é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para o Autismo (CEPA), em uma parceria com a Secult, Secom e FCP que visa o desenvolvimento de ações no eixo arte-cultura.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o TEA é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e o comportamento e pode ser diagnosticado em qualquer idade. O autismo é um espectro: isso significa que cada pessoa autista experimenta diferentes combinações de traços autistas, em diferentes intensidades.
Não só o dia 2, mas todo o mês de abril é marcado pela cor azul como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).