Nesta terça-feira, 5, os municípios de Santarém e Marabá encerraram o uso obrigatório de máscaras em locais fechados.
MARABÁ
Em Marabá, região sudeste do Pará, a obrigatoriedade de máscaras, determinada desde o início da pandemia, foi encerrada para locais abertos e fechados em decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios do Pará, na última terça-feira.
O decreto nº 296, assinado pelo prefeito do município Sebastião Miranda Filho, trata da liberação do uso de máscara por conta da diminuição da ocupação de leitos covid e também da vacinação contra a doença em grande parte da população com 1ª e 2ª dose, além é claro, das vacinas de reforço.
SANTARÉM
Já em Santarém, na região oeste do estado, o prefeito Nélio Aguiar, determinou que o uso de máscaras em locais fechados já não é mais obrigatório, mas frisou que em serviços de saúde, além dos locais de embarque e desembarque a obrigação será mantida. O decreto nº 463/2022 também foi publicado nesta terça-feira.
A medida é justificada no decreto pelo aumento no número de vacinação e pela queda dos números de mortes e contaminações por covid-19 em Santarém.
Essa decisão vale para eventos, festas, shows, casas noturnas, boates, cinemas, teatros, clubes, bares e restaurantes. No entanto, o uso continua obrigatório, independentemente da posição da administração do local, em: estabelecimento de saúde, no transporte público, transporte escolar e por fim no transporte por aplicativo, táxis e similares.
Os estabelecimentos comerciais ficam autorizados a funcionar respeitando os protocolos de combate à disseminação da covid, mas devem fazer o pedido de autorização por cada dia de evento junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), sem nenhum custo, com prazo de antecedência de 5 dias.
Caso a pessoa esteja com algum sintoma resporatório, o uso da mascara segue obrigatório em qualquer ambiente.