Nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), acontece a Feira do Pescado em Belém, uma alternativa para encontrar o produto com um preço mais acessível. A edição deste ano será realizada na Aldeia Cabana, no Centur (Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves) e no Parque Shopping.
A iniciativa vai comercializar o pescado diretamente dos fornecedores, de acordo com a Secretaria de Economia (Secon) da prefeitura de Belém e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário (Sedap)e da Pesca do estado.
O Dieese-PA (Departamento Intersindical de Pesquisas e Estudo Socioeconômico) e a Secon registraram novo aumento no preço da maioria do pescado vendido nas feiras e mercados de Belém.
O supervisor técnico do Dieese no Pará explica que “esse aumento já era esperado, devido à sazonalidade do pescado e à própria inflação que vem atingindo todos os produtos de modo geral”.
Uma das medidas para segurar esse aumento é o decreto municipal que vigora desde o dia 1º até o dia 15 de abril que determina que os compradores do pescado por atacado que desejam transportar o peixe para outros municípios devem solicitar a Guia de Transporte do Pescado (GTP) emitida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon).
A medida visa evitar a saída descontrolada do produto, prejudicando o abastecimento e provocar ainda mais a especulação de preço.
Serviço: Feira do Pescado
Dias: 13 e 14 de abril
Hora: de 8h às 14 horas e de 10h às 17h, no Shopping.
Parque Shopping: Av. Augusto Montenegro, 4300. Parque Verde, Belém.
Aldeia Cabana: Av. Pedro Miranda, S/N – Pedreira, Belém.
Centur: Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré, Belém..