Belém do Pará deixa de ser a única capital do país onde a máscara ainda era obrigatória em locais abertos. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (14) pela Prefeitura de Belém, mas o uso em locais fechados segue obrigatório.
A medida foi tomada levando em conta dados da Secretaria de Saúde Municipal, a Sesma, que, segundo a prefeitura, tem verificado uma estabilidade no número de casos de COVID em Belém.
A Sesma disse ainda que essa queda se deve ao avanço na vacinação da população da capital. Hoje, 86% dos moradores estão vacinados com duas doses ou dose única, segundo dados da vigilância epidemiológica. O fechamento de leitos, anunciado na semana passada, também faz parte desse pacote de medidas de flexibilização das medidas sanitárias adotadas contra a COVID.
Uso de máscaras no Pará
Desde o dia 28 de março, o uso de máscaras está liberado em todo o Estado, mas garantindo autonomia das prefeituras decidirem se adotam a medida de flexibilização ou não. No entanto, Belém permanecia como a única capital brasileira que ainda obrigava o uso de máscaras, independente de espaços abertos ou fechados.
Segundo a Sesma, a decisão de manter a medida seria em função do inverno amazônico, período em que a disseminação de outras síndromes respiratórias é frequente, e o cuidado com a máscara ainda se fazia necessário.
Alguns municípios do estado liberaram o uso de máscara tanto em locais abertos como fechados como Castanhal, Marabá, Óbidos, Barcarena, Redenção e Santarém.