Presidência da Alepa
Fontes afirmam que a Presidência da Assembleia Legislativa (Alepa) para o biênio da próxima legislatura já está fechada. O escolhido é o deputado estadual Eraldo Pimenta, recém filiado ao MDB. O comando do parlamento estadual é um acordo fechado com o governador Helder Barbalho (MDB). Isso tudo depende, é claro, da reeleição de Pimenta.
Racha no MDB I
A filiação da primeira-dama de Ananindeua, Alessandra Haber, ao MDB, pareceu movimento político de aproximação entre o governador Helder Barbalho (MDB) e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB). Todavia, a pré-candidatura de Haber ao parlamento federal criou um reboliço no partido, pois a máquina pública do segundo maior colégio eleitoral do Pará vai pesar muito. Alguns caciques do partido estão receosos.
Racha no MDB II
A fila do MDB ao parlamento federal é grande. Inclui dos Barbalho (Elcione e Priante), além da deputada estadual Renilce Nicodemos, que deixa claro querer trocar Belém por Brasília. Outro nome que desponta é o do ex-secretário Especial de Governo de Parauapebas, Keniston Braga. Alessandra Haber, portanto, colocaria em risco reeleição de figurões do partido. Dizem que a filiação dela ao MDB foi uma imposição de seu esposo, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos.
Lula x Bolsonaro
No Pará, a disputa pelo Palácio do Planalto entre os pré-candidatos mais bem colocados nas pesquisas, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), promete ser bem acirrada, pois tende a ser regionalizada. Nas regiões Sul, Sudeste e Oeste, o atual presidente leva vantagem. No Nordeste e na Região Metropolitana de Belém, o petista tende a ter mais votos. Em 2018, o Pará em números gerais deu mais votos a Fernando Haddad (PT)
O absolutista de Viseu
O prefeito de Viseu, Isaías Neto (PP), aliado político do governador Helder Barbalho (MDB), que tem como padrinho político o deputado federal Cristiano Vale (PP), teve o seu diploma cassado pelo Juízo Eleitoral de Viseu, mas recorreu. Há denúncias de que não pagou aos profissionais da educação as sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além de não pagar o Piso Nacional a categoria. Por lá, é proibido criticar o prefeito amigo dos Vale.
Nome forte de Altamira
Vereador de diversos mandatos, além de ter sido candidato a prefeito de Altamira, Dr. Loredan é um nome forte para o parlamento federal. Andou conversando com o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) sobre o processo eleitoral. Dizem que a sua base na região da Volta Grande do Rio Xingu é grande.
Irmãos Aguiar
O deputado estadual Hilton Aguiar, que era do DEM e assumiu o comando do Avante no Pará, quer fazer o irmão, conhecido como “Chapadinha”, novamente deputado federal. O homem é forte nas regiões de Itaituba e Santarém, ambas no Oeste do Pará.
Pirabas sob ameaça
Informações dão conta de um intenso processo de invasão que a ilha da Fortaleza, localizada no município de São João de Pirabas, vem sofrendo. Tal ato vem ocasionando a destruição do patrimônio público ambiental e cultural, em função do interesse pela Pedra do Rei Sabá, muito cultuada pelos praticantes de candomblé.
Candidato de Helder ao Senado
Informações de bastidores dão conta de que o governador Helder Barbalho (MDB) parece já ter escolhido o seu candidato ao Senado Federal. Mandou recado para diversas direções, dentre elas a Câmara de Vereadores de Belém. Deixou claro aos edis da capital que o seu candidato será só Beto Faro (PT).
Voando em Céu de Brigadeiro
Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record Belém, que foi divulgada na última segunda-feira, 18, colocou o governador Helder Barbalho (MDB) em condições reais de vencer a disputa ao governo do Pará, em primeiro turno. Algo inédito. Tal popularidade deverá impactar em uma escolha de vice dentro do próprio partido e ainda podendo ser técnico. Os partidos da base poderão “chupar dedo”.