O “Minha Versão Poplist” desta semana traz a cantora paraense Mel Chaves apresentando uma versão de ‘Tiro ao Álvaro’, uma das composições mais famosas do cantor e compositor brasileiro Adoniran Barbosa.
A música, escrita em 1960 e lançada em 1973, foi feita por Adoniran em parceria com o também compositor Osvaldo Moraes e chegou a ser censurada pela Ditadura Militar logo após o seu lançamento. À época, para tentar fugir da opressão imposta pela ditadura, muitos compositores passaram a utilizar de metáforas para que suas canções não fossem proibidas.
Entretanto, mesmo usando desses artifícios, Adoniran viu “Tiro ao Álvaro” ser censurada sob a justificativa de que a “falta de gosto impede a liberação da letra”, disse o documento que o artista recebeu na ocasião. Na letra, Adoniran e Osvaldo usaram expressões como “tauba”, “automorve” e “revorve”. O documento, divulgado no site Memórias Reveladas, do Governo Federal, mostra que a música seria liberada caso fosse reescrita “corretamente”.
A canção, um clássico da música brasileira, foi regravada por Elis Regina para seu último álbum de estúdio, “Elis”, lançado em 1980. A gravação foi um dueto com o próprio Adoniran Barbosa.
Mel Chaves tem 17 anos e, em 2018, participou da edição do The Voice Kids. Na produção, ela conquistou a cantora Cláudia Leitte, então jurada e técnica do programa.
Sobre a escolha pela canção de Adoniran Barbosa, Mel afirmou que a música mostra que a cultura é para todos e chamou o compositor de “genial”. “Ela representa que a cultura é para todos! Essa concepção que só as letras mais elaboradas ou aquelas que são tão poetizadas que chega a ser difícil de entender são as verdadeiras “musicas”. Acredito que o genial Adoniran Barbosa soube bem se expressar e passar a mensagem que precisava ser passada. Tanto que a música é um clássico até os dias de hoje”, avaliou.
No vídeo, Mel canta com Larissa Leite e com Júlio Mendes, os dois são os integrantes do duo Juntos Agora.
Veja a versão de Mel Chaves de ‘Tiro ao Álvaro’: