//

Usuários denunciam falta de estrutura na urgência pediátrica em hospital da Unimed

Usuários do plano de saúde Unimed Belém estão usando as redes sociais para denunciar suas insatisfações com o atendimento da urgência infantil. De acordo com os relatos, na unidade da Doca as crianças estão sendo atendidas e medicadas em poltronas – normalmente utilizadas por adultos – e não em berços ou camas. 

“Uma criança de três anos, fraca, vomitando e com diarreia, às quatro horas da manhã, com muito sono é atendida assim. Uma forma desumana para um plano com o da Unimed que já recebe muitas críticas pela forma como trata o usuário”, denunciou o fotógrafo João Paulo Guimarães em suas redes sociais. 

Ele foi com a esposa levar a filha doente ao hospital da Unimed localizado na Avenida Visconde de Souza Franco e somente a mãe da criança pôde entrar como acompanhante. 

“Se um adulto como eu fosse obrigado a usar uma cadeira para soro eu não me incomodaria, mas esse tratamento com uma criança? É nojento. Humilhante”, disparou ele.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por João Paulo Guimarães (@joaopaulofotografia)

O relato da mãe Giselle Almeida, que também levou sua filha de três anos na urgência pediátrica da Unimed Doca, mostra que ela também passou pela mesma situação no último dia 21. “Agora as mães com bebês e crianças além de só poder entrar com um acompanhante tem que se virar pra cuidar da criança em uma poltrona (que estão quase todas quebradas)”, desabafou ela em sua rede social. 

Ela ficou indignada com o desconforto que uma criança, que já está doente, tem que passar enquanto é atendida e recebe medicação. Além da dificuldade que o responsável também passa para acalmar o bebê. 

“Uma poltrona para acomodar uma criança doente que muitas vezes não fica quieta pelo incômodo do soro e pela doença. (…) A mãe tem que ficar em pé ou na cadeira com a criança no colo, não tem como trocar fraldas, a mãe não pode ir no banheiro pois não pode deixar um bebê sozinho em uma poltrona!”.

João Paulo contou ao BT que várias pessoas o procuraram para relatar que passaram pelo mesmo problema.

Imagem: Reprodução/ Instagram
Imagem: Reprodução/ Instagram

Em nota, a Unimed Belém informou que, temporariamente, todo o atendimento de pediatria ocorre nas unidades Doca e BR e que a cooperativa médica já expandiu o número de camas e berços nos locais em comparação aos meses anteriores. 

Ainda segundo a nota, nas últimas semanas houve um aumento significativo de atendimentos e necessidade de internação por conta da por conta da sazonalidade de vírus na cidade e no país. Por isso, a acomodação se faz de acordo com a criticidade e necessidade de permanência e a aplicação de medicação, uma etapa mais rápida, é realizada nas poltronas. 

Por fim, a Unimed Belém informou que continuará ampliando a quantidade de berços e camas na unidade e que em breve inaugurará o Hospital Pediátrico próprio.