/////

Feira Internacional de Turismo da Amazônia começa nesta quinta-feira, 5, em Belém

Foto: Reprodução.

No próximo dia 05, quinta-feira, começa em Belém a 10ª edição da “Feira Internacional de Turismo da Amazônia” (FITA). A programação da feira é gratuita e ocorre na Estação das Docas entre os dias 5 e 8 de maio.

Estação das Docas recebe o FITA 2022. Foto: Reprodução.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) trabalha nos preparativos da edição que terá como tema “Turismo Inteligente: Conexões e Experiências Sustentáveis”, e reunirá mais de 50 expositores . A feira contará ainda com uma programação técnica com workshops, painéis de debates, cursos de capacitação, palestras-show com convidados reconhecidos nacionalmente e atrações culturais.

Santarém foi o município escolhido como o destino anfitrião deste ano. Isso quer dizer que, mesmo o evento ocorrendo em Belém, é a cidade do oeste do Pará que terá suas raízes enfatizadas durante o evento.

Segundo a Setur, um dos maiores objetivos do FITA 2022 é ajudar a fomentar o turismo, bem como ajudar na retomada necessária para a economia. “Nós já temos acesso a diversas pesquisas, algumas realizadas pela Setur, pelo Ministério do Turismo e outras instituições que apontam que o setor de turismo é o que vem se recuperando mais rápido nesse momento de flexibilização da pandemia e a FITA vem pra acelerar esse processo na região, para que empresários e destinos possam se conectar com o seu público, se atualizar com as novas tendências do turismo e poder conduzir essa retomada que é necessária para a economia nesse momento”, disse o secretário de Turismo do Pará, André Dias. 

PROGRAMAÇÃO

A abertura da feira acontece às 19hs da próxima quinta-feira, 05, no Teatro Maria Sylvia Nunes. A solenidade vai contar com apresentações artísticas e culturais, além do funcionamento dos estandes da feira.

Já na sexta-feira, 06, terá o início da programação temática da FITA, com a capacitação técnica dos agentes de viagem e profissionais do setor sobre os destinos Belém, Salinas, Santarém e das Rotas Amazônicas Integradas (RAI), uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) em conjunto com as sete secretarias estaduais de Turismo da Região Norte do Brasil. No sábado, 07, as capacitações técnicas pela manhã serão sobre Parauapebas, Altamira e o Posto de Informações Turísticas (PIT) com o turismólogo e mestre Cleber Gomes. Já no domingo, 08, último dia da feira, o evento começa com as capacitações dos municípios de Marabá e Redenção em parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA) e a companhia Vale.

O presidente da Setur reforçou, ainda, como o FITA 2022 convida o público para conhecer a Amazônia e a viajar mais pelo nosso estado. “A FITA também é um convite ao belenense, ao público final, ao consumidor a viajar mais pela Amazônia e viajar dentro do estado do Pará. Há um certo senso de urgência hoje no meio do turismo. E dentro desse processo de consumo, nós precisamos nos preparar para atender bem esse cliente, para vender melhor e ganhar essa competição pela escolha do próximo destino. Mas também para recebê-lo bem e o turista possa se tornar um promotor desse destino. Muitas das nossas escolhas de viagem vêm de amigos e parentes que foram ao local, conheceram, gostaram. Então é muito importante esse feedback”, finalizou.

As inscrições para o FITA 2022 são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fitaamazonia.com. Lá, você também encontra a programação completa dos quatro dias de evento.