////

Documentos comprovam que prefeito de Viseu contratou temporários da educação com aulas suspensas

O prefeito do município de Viseu, Isaías Neto (PP), teve seu julgamento pelo TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) retomado nesta terça-feira, 3. O pedido de cassação do prefeito começou a ter seu recurso julgado em 22 de março, mas foi adiado por pedidos de vistas do processo de uma das partes. 

A decisão pela cassação de Isaías e seu vice, Franklin Costa (MDB), partiu do juiz eleitoral de Viseu, Charles Fernandes, baseado na contratação de professores para a rede municipal de ensino no período em que as aulas presenciais estavam suspensas por decreto, em virtude da pandemia da covid-19. 

Documentos

O Blog do Branco teve acesso a diversos documentos que comprovam que o expediente presencial das escolas estava suspenso por conta das restrições sanitárias.  Mesmo assim, ocorria contratações de servidores para a Secretaria de Educação (Semed).

Imagem: Blog do Branco
Imagem: Blog do Branco
Imagem: Blog do Branco
Imagem: Blog do Branco

A secretária de Educação de Viseu, Ângela Lima, chegou a enviar ofício encaminhado em 30/04/2022, solicitando livros ponto de trabalhos dos meses de agosto e setembro de 2020. Segundo apurou o Blog do Branco, a ação seria uma manobra de falsas provas a serem usadas pela prefeitura. 

Testemunhas afirmam que as escolas estão sendo pressionadas a entregar essa documentação, inclusive com convocações de reuniões de emergência para tratar do assunto.

O prefeito Isaías Neto, de acordo com Branco, é “apadrinhado” político do deputado federal Cristiano Vale (PP) que inclusive já foi prefeito de Viseu (2009-2016), e de seu irmão Lúcio, ex-vice-governador do Pará, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

Segundo o site Antagonista, ambos são réus, juntamente com o prefeito Isaías Neto, em processo penal que tramita na justiça federal, por desvios de mais de R$40 milhões da saúde, assistência e merenda escolar de Viseu. Os processos tiveram origem nas gestões municipais de Isaías Neto e Cristiano Vale.

Confira a notícia divulgada no Blog do Branco.