//

Eleitores paraenses têm até 17 horas para regularizar título nesta quarta (4)

Termina nesta quarta-feira (4) o prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a regularização do título de eleitor para votar neste ano. Todos aqueles que precisam ou desejam emitir, revisar ou transferir o domicílio eleitoral do documento devem realizar o procedimento ainda hoje.

Em todas as cidades do Pará, a população deve chegar aos locais de regularização até as 17 horas. As solicitações podem ser feitas gratuitamente pelo site do TSE ou no cartório eleitoral mais próximo. 

Ontem, a Justiça Eleitoral registrou o maior número de atendimentos virtuais para regularização do documento em um único dia desde que lançou a plataforma atual, Título Net. Foram mais de 685 mil solicitações.

A partir de 18 até os 70 anos, é obrigatório votar. Quem estiver com o título irregular após o prazo fica restringido:

 Emitir passaporte ou carteira de identidade;

  • Obter empréstimos;
  • Inscrever-se em concursos ou provas públicas, bem como tomar posse;
  • Renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo;
  • Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

O voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos. Mas, quem quiser votar também precisa emitir o título até hoje (4). Quem completa 16 anos até o dia 1º de outubro pode solicitar o documento.Neste endereço é possível solicitar os serviços no atendimento on-line.

Locais de atendimeto

Os atendimentos foram ampliados e disponibilizados ainda em sete pontos das Estações Cidadanias localizadas em Belém, Ananindeua, Marabá, Parauapebas e Santarém.
Na capital, os atendimentos são feitos na Estação Cidadania do Guamá, Estação Cidadania Pátio Belém e Estação Cidadania Grão Pará. Em Ananindeua, na Estação Cidadania Metrópole Ananindeua; em Parauapebas, na Estação Cidadania Parauapebas Carajás e em Santarém, na Estação Cidadania Santarém.

Antes de fazer qualquer alteração é importante consultar possíveis débitos ou multas com a Justiça Eleitoral, gerar a Guia de Recolhimento da União e fazer o pagamento.

As eleições de 2022 serão do dia 2 de outubro.