///

Edmilson Rodrigues, Carlos Kayath e Toni Cunha estão nas ‘Rapidinhas do Branco’

Helder nos EUA

O governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, está em solo americano, precisamente na universidade de Princeton, participando do evento Brazil LAB, uma iniciativa de estudantes e cientistas de diferentes partes do mundo que estuda o Brasil em diferentes temas, em especial o meio ambiente. O mandatário estadual foi lá para mostrar os avanços de seu governo em relação ao processo de preservação da floresta amazônica.

Salva pelo gongo

O julgamento da deputada federal Elcione Barbalho (MDB) havia começado hoje, 05, no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) com dois votos pela cassação de sua candidatura, todavia, o jogo virou e terminou 3×2. Portanto, a parlamentar manteve o seu mandato, podendo disputar a reeleição nas eleições de 2022. Foi salva pelo voto do ministro Alexandre de Moraes.

República de Ananindeua I

Fontes confirmaram ao colunista que em Ananindeua parece existir um grande acordo entre os diversos agentes políticos do citado município. O objetivo é lançar diversos nomes aos parlamentos federal, estadual e Senado, para fazer uma grande bancada. Na lista estão Erick Monteiro (PSDB), Francy Pereira (PTB), Eliel Faustino (União Brasil) e Bob Fllay (PTB), todos para estadual; Alessandra Haber (MDB) para federal e Manoel Pioneiro (PSDB) para o Senado Federal.

República de Ananindeua II

Alessandra Haber e Dr. Daniel, do MDB

Inclusive essa união suprapartidária não é bem vista pelos Barbalho. Dizem que hoje melhor não convidar para tomar tacacá na mesma cuia, Jader Filho, presidente estadual do MDB e quem administra a parte empresarial da família, e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, de mesmo partido. No centro da divergência está a pré-candidatura ao parlamento federal da primeira-dama, Alessandra Haber.

PSB vai de Pioneiro

Manoel Pioneiro (PSDB). Imagem: Divulgação

Nos últimos dias imagens de uma reunião entre a Executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que no Pará é dirigido pelo deputado federal Cássio Andrade, bateu o martelo ao Senado Federal. Os socialistas optaram pelo ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB), que aliás já havia sido convidado por Andrade para se filiar ao partido. Preferiu ficar no ninho tucano.

Nome forte para o TJ-PA

Carlos Kayath. Imagem: Divulgação

Com a promessa de trazer oxigenação ao desembargo no Tribunal de Justiça do Pará, com um currículo invejável, o advogado Carlos Kayath é um dos principais nomes para ocupar a vaga do quinto constitucional no órgão do Judiciário paraense, por conta da aposentadoria do desembargador Milton Nobre, que ocupou por 22 anos a posição de magistrado.

Piso da Enfermagem

Vitória para a enfermagem brasileira! De autoria do senador Fabiano Contarato (PT/ES), foi aprovado por 449 a 12 votos, o PL 2564/20 que institui o piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem em R$ 4.750 reais. A aprovação contou com o voto de toda a bancada petista do congresso nacional, incluindo o voto do deputado federal Beto Faro, atual pré-candidato ao senado pelo PT/PA.

Chapa Lula-Alckmin

É grande a expectativa de eleitores e militantes do PT em todo o país em torno do lançamento oficial da chapa Lula-Alckmin ao Executivo nacional brasileiro, no próximo sábado, 7, no Expo Center Norte, em São Paulo. O ato terá 4 mil convidados, entre políticos, artistas, empresários, sindicalistas e representantes de movimentos sociais. Sete partidos se aliarão oficialmente: PT, PSB, PCdoB, PSOL, Rede, PV e Solidariedade.

Mudança de alvo

Edmilson Rodrigues (Psol). Imagem: Reprodução

Se antes alguns deputados estaduais, poucos, diga-se de passagem, subiam à tribuna da Alepa para tecer críticas ao governo Helder Barbalho (MDB), parece que agora o alvo foi mudado. Para não ficarem sem discurso, principalmente em ano eleitoral, passaram a criticar o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL). Na sessão do último dia 03, o nome do mandatário municipal foi “doce” na boca de alguns.

Tentando salvar o mandato

Toni Cunha (PSC). Imagem: Reprodução

Deputado estadual Toni Cunha, do PSC, está com a imagem queimadíssima para as bandas do sudeste paraense, em especial Marabá. Dizem que por lá, que atualmente ele não se elegeria nem vereador. Além de não ter uma atuação parlamentar que promova retorno para a citada região, sua traição ao atual prefeito Tião Miranda (PSD), até hoje é lembrada.