Na manhã deste sábado, 7, aconteceu o pré-lançamento da chapa Lula e Alckmin à presidência da República. O evento, em clima de festa, foi realizado em São Paulo com a presença de artistas, partidos políticos aliados e movimentos sociais.
Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa, discursou em sua casa por vídeo. Ele foi diagnosticado com covid-19 nesta sexta-feira, 6. O ex-governador de São Paulo disse que o prato Lula com Chuchu vai ser um“hit” na culinária.
O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva usou uma frase do educador Paulo Freire em referência à união de dois adversários políticos na mesma chapa:
“Nunca me esqueço das palavras de Paulo Freire: ‘É preciso unir os divergentes para melhor enfrentar os antagônicos’”, ressaltou.
Lula também falou em “construir um movimento com todos os partidos, organizações e pessoas de boa vontade que desejam a volta da paz ao nosso país”.
Alckmin afirmou que sua união a Lula representa uma frente em defesa da democracia.
Lula se posicionou contrário às privatizações, classificou a política econômica do atual governo como “irresponsável e criminosa” e apontou a volta da fome ao país. O ex-presidente condenou o garimpo em terras indígenas e relembrou a recente morte de uma menina Yanomami, estuprada por garimpeiros.
Confira os discursos na íntegra: