///

Moradores denunciam caso de violência contra animais no bairro da Pedreira, em Belém

Moradores da passagem São Sebastião, no bairro da Pedreira, em Belém, denunciam um caso de maus-tratos contra animais. 

Segundo os moradores, o um tutor, responsável por três cachorros, vem cometendo diversos casos de maus-tratos contra estes animais. Os relatos são fortes e retratam casos de agressão com pauladas e até choques. 

Um dos denunciantes afirma que foi presenciado um caso violência: “Vimos ele amarrar as quatro patas do cachorro, e amordaçá-los. Umas das pessoas tentou filmar, mas como chovia no momento, não conseguiu.”

Nas imagens enviadas pelos denunciantes, é possível ver os animais em uma área externa e suja. Eles estão visivelmente magros. 

Animal visivelmente magro na área externa da casa. Imagem: arquivo pessoal

Ainda segundo a denúncia, um caso de espancamento foi presenciado por moradores da área. “Ele levantou a cachorra pelas patas e bateu com um pau na cabeça do animal”. 

Um dos denunciantes filmou o momento em que cachorros menores mordem o animal que está debilitado no chão e chora muito. 

Dois cachorros estão e cima de um terceiro que tenta se defender e chora. Imagem: arquivo pessoal.

“Vimos os menores tentando comer essa cadela. Ele deve deixar esses bichos passando fome.” Afirma o denunciante. 

“Dá pra ver eles [os dois cachorros] tentando comer o outro, o mesmo que apanhou”, afirma. 

O denunciante também relata que um dos moradores tentou defender o animal: “Quando o vizinho viu, gritou e disse que ia denunciar. Foi até a porta da casa, gritou, e ele [o acusado] simplesmente entrou na casa com os animais e não sabemos se essa cadela morreu, a gente sabe que eles passam fome.” 

Os denunciantes pediram ajuda para a imprensa. Eles afirmam que já entraram em contato com a polícia diversas vezes para fazer a denúncia, porém ainda sem sucesso. 

O caso já começou a se espalhar pelas redes sociais na manhã desta terça-feira, 10, e protetores de animais compartilharam as imagens pedindo providências. 

O BT entrou em contato com a Demapa e com a Polícia Civil que informou em nota: “A Polícia Civil informa que ainda não recebeu registro sobre o caso, mas que equipes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) já estão trabalhando na apuração de informações sobre a denúncia. A PC reforça a importância da formalização da ocorrência, via disque denúncia, número 181, ou presencialmente nas delegacias, para que os casos possam ser devidamente apurados.”

COMO DENUNCIAR CASOS COMO ESSE?

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) orienta que todas as denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo número 181, que funciona 24 horas por dia, ou pelo telefone da Demapa (91) 3238-1225, em horário comercial.