//

Vereadora do Rio de Janeiro é vítima de transfobia; ‘Aberração’, disse o deputado Rodrigo Amorim em discurso na Alerj

Foto: Reprodução.

Nesta quarta-feira, 18, a vereadora do Rio de Janeiro, Benny Briolly (PSOL) foi vítima de ataques transfóbicos e racistas durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Vereadora Benny Briolly. Foto: Reprodução.

Na ocasião, o deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB) chamou a vereadora de “uma aberração da natureza”, além de tratá-la utilizando o pronome masculino durante todo o seu discurso.

Deputado Rodrigo Amorim em discurso na Alerj. Foto: Reprodução.

Ao microfone, o parlamentar afirmou: “Um vereador homem, pois nasceu com pênis e testículos, portanto é homem. Agora temos uma aberração do alfabeto inteiro designando o que eles chamam de gênero aleatórios”, disse. E prosseguiu: “Eu sou do tempo em que existiam homens, mulheres, bichas e sapatões. Esses soldados do mal fedendo a enxofre, o vereador homem de Niterói parece um Belzebu, porque é uma aberração da natureza”, afirmou Rodrigo Amorim.

A assessoria de imprensa de Benny Briolly comentou sobre o caso nas redes sociais e afirmou que irá tomar todas as medidas judiciais e institucionais cabíveis.

Bolsonarista, o deputado Rodrigo Amorim ficou conhecido por quebrar, ao lado de Daniel Silveira, uma placa em homenagem a Marielle Franco, vereadora morta a tiros em março de 2018. 

Daniel Oliveira e Rodrigo Amorim após quebrar placa em homenagem a Marielle Franco. Foto: Reprodução.

A transfobia, ato de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito contra pessoas trans em razão de sua identidade de gênero, é considerada crime desde junho de 2019, pelo STF.

Veja o momento em que Rodrigo Amorim é racista e transfóbico durante discurso:

Vídeo: Reprodução.