A Fepipa, Federação dos Povos Indígenas do Pará, informou que a Polícia Federal (PF) foi até a Terra Indígena Baú, no sudoeste do estado, na manhã deste domingo, 22, para buscar por cerca de nove garimpeiros invasores que estariam detidos por indígenas segundo o Ministério Público Federal. A região fica entre os municípios de Altamira e Novo Progresso.
Segundo os povos indígenas da região, um “derramamento de sangue poderia acontecer a qualquer momento”. A situação de tensão é acompanhada pelo Ministério Público desde o último sábado, 21. A Polícia Federa foi até o local para remover os invasores, porém a retirada ainda não foi confirmada.
Os indígenas relatam que os garimpeiros foram encontrados enquanto tentavam reativar um garimpo antigo conhecido como Pista Nova e que está em terras indígenas protegidas, além de tentar chegar em um outro garimpo, esse nomeado de Pista Velha.
A terra indígena TI Baú, foi homologada em 2008 e cerca de 188 indígenas vivem no local. segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a terra fica dentro do território do município de Altamira.
Homologada em 2008, a TI Baú é habitada por aproximadamente 188 indígenas de dois povos: Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós.
Com informação do Portal G1