Nesta segunda-feira, 23, os postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a realizar perícias médicas após o fim da paralisação dos médicos da instituição.
Em reunião na última sexta-feira, 20, um acordo foi feito entre a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) e o Ministério do Trabalho e Previdência para que os mais de três mil médicos que aderiram à greve voltassem ao trabalho.
Alguns dos pedidos por parte dos médicos já foram atendidos, enquanto outros devem ser atendidos nos próximos dias. O movimento dos médicos reivindicava benefícios como: reajuste salarial, revisão de benefícios e ajustes no plano de carreira.
1 MILHÃO DE BRASILEIROS NA FILA
A greve fez com que o número de brasileiros na fila de espera para atendimento subisse de 800 mil para mais de 1 milhão. Destes, 65,2% são pessoas que esperam pela perícia inicial.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o aumento da demanda deve representar um aumento no tempo de espera que, para atendimento, tem sido de 90 a 120 dias.