///

Varíola do Macaco: Anvisa recomenda distanciamento e uso de máscaras em viagens

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou em nota a recomendação do uso de máscaras e distanciamento social em aeroportos e aeronaves para tentar adiar a chegada da varíola dos macacos ao Brasil.

A agência ressaltou que as medidas adotadas contra a Covid-19 durante toda a pandemia também podem proteger a chegada da doença em solo brasileiro. O vírus já se disseminou por diferentes continentes.

“Considerando-se as formas de transmissão da varíola dos macacos, a Anvisa reforça a importância das medidas de proteção à saúde a serem adotadas em aeroportos e aeronaves”, disse a pasta.

RECOMENDAÇÃO:

A recomendação é para que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis, principalmente as erupções cutâneas, e histórico de viagens para áreas onde há casos e/ou apresente alguma exposição de risco com casos suspeitos, prováveis ou confirmados, deve tomar medidas de isolamento social, como não frequentar locais de grande circulação de pessoas. Também se deve usar máscara e fazer o distanciamento de outras pessoas além de, claro, e consultar imediatamente o sistema de saúde.

VARÍOLA DE MACACO PELO MUNDO:

Desde o início de maio, pelo menos 120 ocorrências da varíola do macaco foram confirmadas em 15 países diferentes, sendo um dos últimos a Argentina neste domingo, 22.

A doença é originada de roedores silvestres, mas isolada inicialmente em macacos. Cientistas acreditam que o desequilíbrio ambiental esteja por trás do surto que ocorre no mundo, mas também afirmam que ainda não há motivo para pânico. 

VACINA:

Existe vacina e tratamento para a doença, e para conter o surto, países da Europa já começam a oferecer estas vacinas.