Ao menos 30 pessoas morreram durante as chuvas e deslizamentos provocados no Grande Recife neste sábado, 28. Ao todo, foram 35 vítimas fatais devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana e a Zona da Mata desde a última segunda-feira, 23.
Segundo a Defesa Civil, a maioria das vítimas deste sábado são da comunidade Jardim Monte Verde, na Zona Sul do Recife, a maioria morreu por conta dos deslizamentos no local. A Defesa Civil também confirmou seis mortes no município de Camaragibe.
Imagens de um deslizamento de uma casa foram publicadas nas redes sociais.
Em pronunciamento no Palácio do Campo das Princesas, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que antecipou a nomeação de 92 novos bombeiros para socorrer as vítimas.
“Diante da gravidade das chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata do nosso estado, determinei a antecipação da nomeação de noventa e dois bombeiros militares que se juntarão à força-tarefa já em campo, ajudando os municípios nessa difícil tarefa diante das chuvas. Ao mesmo tempo, solicitei às Forças Armadas o envio de efetivo de equipamentos que possam nos ajudar nesse trabalho que continua. As equipes estão mobilizadas, o comitê de crise está trabalhando e vamos continuar monitorando as chuvas em todo o nosso estado”, afirmou Paulo Câmara.
Nas redes sociais, o governador publicou que todo o efetivo do Corpo de Bombeiros que atua na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste está de prontidão durante este final de semana.
“Até às 6h da manhã de hoje, 20 municípios já ultrapassam 100 mm de chuva, entre eles o Recife (209 mm) Jaboatão (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Itapissuma foi a cidade com maior precipitação, registrando 318 mm”, escreveu Paulo Câmara.