Um caso suspeito de varíola dos macacos foi registrado na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o paciente é um adolescente de 16 anos.
O jovem é residente em Porto Quijarro, na Bolívia. Ele procurou atendimento médico no município, onde está internado e isolado.
A secretaria de saúde informou ainda que o adolescente esteve no dia 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, onde passou por uma consulta com médico neurologista. O paciente fez uso do medicamento carbamazepina e, desde então, relata que após quatro dias da troca de marca do remédio, começou a perceber lesões avermelhadas pelo corpo, espalhando pela boca e pela região genital.
Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilas e virilha, sendo esses sintomas da doença.
Segundo a mãe do adolescente, a família não teve contato com ninguém com sintomas semelhantes e que mesmo a sala de espera do médico estando cheia, não havia ninguém com os sintomas citados. Neste mesmo dia, o paciente começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, havendo rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.
O adolescente chegou em Corumbá, no dia 29 de maio, e passou por atendimento no Pronto Socorro ficando em isolamento. Na tarde de segunda-feira (30), a vítima foi internada na Santa Casa.
A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que geralmente é leve e endêmica em partes da África Ocidental e Central. Ela é espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.
CASOS SUSPEITOS
Outros dois casos suspeitos da varíola dos macacos estão sendo investigados no Ceará e em Santa Catarina. Um terceiro caso que também pode ser suspeito está sendo monitorado no rio Grande do Sul.