Nesta segunda-feira, 6, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PA) divulgou um estudo que faz parte do projeto Observatório do Trabalho do Estado do Pará. O estudo mostra que 4.500 empregos foram criados em abril este ano no Pará. Com um saldo acumulado entre janeiro e abril, o Estado lidera o ranking de criação de empregos formais em toda a região norte, registrando mais de 8.600 empregos.
A parceria entre o DIEESE e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) destaca que o aumento de novos empregos destacou os setores de serviços, negócios, pecuária e industrial.
O QUE DIZ O TITULAR DA SEASTER, INOCÊNCIO GASPARIM
“Em relação aos últimos 12 meses, estamos com 58 mil novos postos, isso é resultado da reabertura de mercado pós pandemia, fruto também das atividades de trabalho que voltam à sua normalidade, além do número de vacinados em nosso estado ser significativo, o que também contribui e dar mais segurança nessa retomada.” Afirma Gasparim.
Ainda sobre a geração de empregos, Inocêncio Gasparim destaca:
“Continuamos trabalhando na manutenção destes números e na proposição de políticas públicas que contribuam com a qualificação profissional e consequentemente da empregabilidade”
BALANÇO DE 2021
Em 2021, a geração de empregos formais no estado contabilizaram 76 mil postos de trabalho, já emBelém, foram somados 14.410 empregos segundo o estudo do Dieese/PA sobre a geração de empregos formais no município, que analisou os meses de janeiro a novembro do ano passado.