Neste sábado, 11, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o segundo caso de varíola dos macacos no Brasil.
O paciente é um homem de 29 anos que recentemente viajou à Europa. Ele esteve em Portugal e na Espanha e percebeu os primeiros sintomas e as primeiras lesões na pele ainda durante a viagem. O homem está isolado em sua casa localizada no município de Vinhedo, no interior do estado paulista. A Vigilância Epidemiológica da cidade monitora o caso e seus respectivos contatos, em parceria com o governo paulistano.
O resultado positivo para a doença só foi confirmado por um laboratório espanhol depois que o paciente já havia desembarcado no Brasil, no dia 8 de junho, última quarta-feira.
Esta é o segundo caso confirmado no país, o primeiro foi um homem de 41 anos que viajou à Espanha. O paciente também está em isolamento, porém, ao contrário do segundo infectado que é observado em sua própria casa, o homem está em observação no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.
Em entrevista para à TV Globo, o paciente afirmou que já contabilizou 60 feridas, mas que está bem.
Em nota divulgada na última quarta-feira, 8, o Ministério da Saúde informou que oito casos estão sob investigação em todo o Brasil.