/////

Exposição “Caboclos da Amazônia” vai até este domingo, 19, em Belém

O estacionamento do CAN (Centro Arquitetôico de Nazaré), conhecido por receber o parque de diversões ITA durante o Círio de Nazaré, em Belém, é sede da exposição “Caboclos da Amazônia”, uma galeria com 7 salas que contam um pouco sobre design, música e arquitetura nortista. A exposição, do designer paraense Carlos Alcantarino, encerra neste domingo, 19, às 22h.

A exposição tem o intuito de fazer o visitante imergir na atmosfera paraense trazendo sons, ambiente, fotografias e músicas que despertam a memória afetiva de cada nortista. A vida das comunidades que vivem em palafitas, os barcos pesqueiros, o baile da saudade, o banho de cheiro do Ver O Peso… Tudo é resumido na curadoria de Carlos.

Na entrada, uma ponte de madeira sob folhas espalhadas pelo chão, pássaros de miriti pelo ar e o verde da floresta já dão o tom do que vem a seguir, a viagem pela identidade cultural e imagética nortista se divide em mais de 400 peças espalhadas pelas salas. O trabalho dos “Abridores de Letras” é ressaltado logo na sala seguinte, assim como as pipas, o Ver O Peso, a aparelhagem e a arquitetura das casas das famílias que residem nas ilhas próximas a Belém são destaques desta exposição.

A exposição termina neste domingo, 19, com entrada franca a partir das 16h no estacionamento do CAN ao lado da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.