Mãe é quem cuida. E quem não nos deixa mentir é essa cadela encontrada na Feira do Açaí, em Belém do Pará. A cadela vira-lata emociona numa cena de amamentação canina-felina explícita.
A imagem foi registrada por Bárbara Souza, geógrafa, que diz que foi surpreendida com a cena durante um passeio, ontem (19) na Feira do Açaí, no Ver o Peso, em Belém. Segundo Bárbara, a cadela caramelo adotou os dois gatinhos. “Ela adotou eles e cuida deles”, afirmou.
Bárbara estava curtindo o final da tarde, mas parou pra registrar a cena. “Quando eu vi ela tava deitadinha no canto, perto dos boxes, e eles tavam vindo pro lado dela pra amamentar e aí deu pra ver que ela ficou cuidando deles”, disse. Bárbara também ficou encantada com o instinto materno que a cadela demonstra pelos filhotes felinos. “Achei tão bonitinho ela lambendo eles”, concluiu.
Claro que dois filhotes felinos são presas fáceis para uma cadela vira-lata. Mas o que leva um cão a adotar um filhote de outra espécie?
Há experimentos que apontam explicações. A revista Naturalist publicou um estudo que mostrou que fêmeas de alguns mamíferos respondem a gritos de filhotes, independente da espécie. O experimento foi realizado no Canadá.
O choro de filhotes era reproduzido em florestas, em alto-falantes que ficavam escondidos nas árvores. Quando o choro de algum filhote era transmitido, as fêmeas de veados da região corriam em direção ao choro. O mesmo não acontecia quando o choro era de animais adultos.
Os pesquisadores deste experimento acreditam que o choro do filhote aponta uma situação de risco e emergência e as fêmeas identificam e respondem rapidamente, com o instinto de garantir a sobrevivência e proteção da sua prole.