////

Pega a Pipoca | Wagner Moura completa 46 anos. Relembre os personagens mais marcantes do ator

O ator, diretor e produtor baiano Wagner Moura, completa nesta segunda-feira, 27, mais um ano de vida. Aos 46 anos, pode-se dizer que Wagner já deixou a marca dele tanto no cinema quanto na TV no Brasil e também no exterior.

Wagner nasceu em Salvador, na Bahia, e começou o teatro ainda nos tempos do colégio, e foi também no teatro que conheceu seu amigo o também ator e diretor Lázaro Ramos, na época, Wagner era o estranho da turma e tinha o apelado de “Ovni”. O ator começou a formar sua carreira nas artes quando ainda cursava jornalismo na Universidade Federal da Bahia.

O BT fez uma lista com os personagens mais marcantes da carreira de Wagner na TV e no cinema para você relembrar ou até mesmo conhecer e de quebra te conta onde ver cada um desses personagens.

Olavo Mendes (Paraíso Tropical):

Mesmo sendo um ator de destaque no cinema, Wagner Moura bombou na TV com o vilão Olavo Mendes da novela Paraíso Tropical. Claro, esse não foi o primeiro trabalho do ator nas telinhas brasileiras, mas foi o de maior sucesso em solo nacional. Na novela de 2007, o personagem de Wagner era um empresário mau-caráter que conquistou o país com seu par romântico, a prostituta Bebel, vivida brilhantemente por Camila Pitanga.

Devido sua atuação na novela, o baiano conquistou diversos prêmios como melhor ator: Prêmio Tudo de Bom, do jornal O Dia, Prêmio Qualidade Brasil, além das premiações Quem e  Extra de Televisão, dentre outros. Wagner contou em entrevista que era um ator conhecido, mas que virou um ator popular quando interpretou Olavo.

ONDE VER, BT? A nove está disponível na GloboPlay

Boca (Ó pai, ó):

O longa, que é uma adaptação da série exibida na rede globo, se passa em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana.

O filme conta com uma das cenas icônicas do cinema nacional, quando acontece a discussão entre os personagens de Wagner Moura e Lázaro Ramos. Claro que a estrela do filme aqui é Lázaro Ramos, mas a dobradinha dos atores sempre é digna de aplausos em tela.

ONDE VER, BT? “Ó Pai, Ó” está disponível na Globoplay e também completo no YouTube

Naldinho (Cidade Baixa):

Um dos filmes mais viscerais de Wagner, Cidade Baixa merece a sua atenção. O filme é outra dobradinha com Lázaro Ramos e também foi protagonizado por Alice Braga.

Naldinho e Deco, (Wagner e Lazaro) dividem um barco de carga a vapor em Salvador e dão carona a uma prostituta Karinna (Alice Braga), que acaba se relacionando com ambos. A atração física se transforma em violenta paixão, o que abala os alicerces da amizade.

ONDE VER, BT? Disponível na Netflix e no GloboPlay

Pablo Escobar (Narcos):

Pablito Escobar marcou a carreira internacional de Wagner. Além do memes do Pablo triste, a esrie estregou e entregou muita adrenalina para os maratoneiros de séries da Netflix.

A história acompanha os esforços dos Estados Unidos e Colômbia para combater Pablo Escobar e o cartel de Medellín, uma das organizações criminosas mais ricas e impiedosas da história.

A série é baseada em fatos mas claro que puxa aquela sardinha para o lado dos americanos, como toda série americana que conhecemos.

ONDE VER, BT? Disponível na Netflix

Capitão Nascimento (Tropa de Elite)

Ahhh o Capitão Nascimento! Sem dúvida o papel mais memorável de Wagner (pelo menos no Brasil). Um personagem que transformou as pessoas em pura dualidade. Ora o odiamos, ora o amamos.

Com o passar dos anos a ótica sobre o personagem mudou muito. Mas o talento de Wagner e poder de atração do personagem na tela é incontestáveis.

ONDE VER, BT? Disponível da GloboPlay

NOVOS DESTAQUES NA CARREIRA:

Wagner chamou a atenção do publico brasileiro também atrás das câmeras. Em 2022 finalmente estreou Marighella, primeiro filme do baiano como diretor.

Agora, Wagner ganha destaque internacional com a nova séria do serviço de streaming Apple TV+. Em Iluminadas o ator contracena com a atriz Elisabeth Moss da inesquecível série The Handmaid’s Tale.

Com título original Shining Girls, o seriado é baseado no livro homônimo de Lauren Beukes. A trama mostra Kirby Mazrachi, quem descobre um assassinato recente relacionado à agressão que sofreu anos antes. Então, a protagonista se une ao repórter Dan para resolver essa questão.

Veja o Trailer: