De acordo com um levantamento feito pelo “QS World University Ranking”, um dos principais levantamentos internacionais sobre instituições de ensino, a Universidade Federal do Pará está entre as melhores do mundo.
Ao todo, a lista conta com 1,4 mil instituições do mundo todo e somente 190 são latino americanas. Destas, 35 instituições são brasileiras. Figuram na lista universidades como:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Universidade Federal do Pará (UFPA).
Essa é a primeira vez que a UFPA figura no ranking das melhores do mundo. Até o levantamento de 2021, a universidade só havia sido ranqueada no QS Latin America, que avalia as instituições da América do Sul.
Nas redes sociais, a instituição comemorou o feito:
O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, afirmou que o ranking é um reconhecimento da dedicação de toda a comunidade da instituição. “Mesmo sem as condições ideais de trabalho, a Universidade Federal do Pará tem um desempenho notável, tanto em seu impacto social, contribuindo para o desenvolvimento da região Amazônica, quanto na excelência acadêmica, com produção científica de ponta reconhecida internacionalmente. Esses têm sido os pilares da instituição nos últimos anos. Nossa performance em mais um ranking global é um reconhecimento da dedicação da nossa comunidade para fazer a universidade avançar na sua missão de transformar realidades”, disse.