Na última quinta-feira, 30, foi inaugurado o eletroposto para carregamento de veículos elétricos, no Porto Futuro, em Belém.
A ação é uma parceria entre a Equatorial e o governo do Estado, e pretende trazer mais uma proposta sustentável para o transporte. Segundo o presidente da Equatorial Pará, Marcos Almeida, a ideia é que o posto ajude a promover uma forma sustentável de energia. “É nosso papel social despertar uma consciência sustentável e temos a certeza que o eletroposto será de grande valor para o Estado. Por meio desse projeto, buscamos contribuir com a descarbonização do meio ambiente utilizando como fonte de alimentação a energia solar. A ideia é promover o uso sustentável da energia e fomentar a redução de impactos ambientais”, disse ele.
De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos eletrificados em circulação no Brasil chegou a 90 mil no mês de abril, e deve passar de 100 mil até agosto deste ano. Um dos dados que ajudam a explicar esse rápido crescimento é o fato de que um veículo movido a combustíveis fósseis (gasolina, gás natural, entre outros) custa, em média, o dobro do valor investido com os movidos a energia elétrica, para percorrer a mesma distância.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior, afirmou que o posto representa um avanço. “Representa que estamos avançando em direção ao futuro, que o Governo do Estado está comprometido com o futuro dos paraenses e com a sustentabilidade e a Sedeme, que possui uma agenda permanente de eletrificação das comunidades rurais nos quatro cantos do Estado, não poderia deixar de participar de uma iniciativa com essa”, falou.
Durante a inauguração do eletroposto, um carro elétrico, o Renault ZOE, foi doado para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para dar apoio às atividades da secretaria. Sobre este novo benefício para a pasta, o secretário ressaltou estar entusiasmado. “[a parceria] vai gerar um benefício para nós que é a utilização de um carro elétrico nas nossas ações. Isso é um avanço e tanto para Sedeme e para o governo do Estado, que está inovando. Estamos muito entusiasmados com mais essa iniciativa em que o papel do Governo é fundamental”, disse.
FUNCIONAMENTO
No eletroposto, será permitido o carregamento de até dois carros elétricos simultaneamente. Além de carros, o posto também carregará motos e patinetes. Outra novidade é que o local contará com uma estação de 10 bicicletas elétricas, utilizando como fonte de alimentação a energia solar, limpa e renovável.
SERVIÇO
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 11h e das 16 às 21h;
É gratuito e qualquer pessoa que deseje carregar seu carro elétrico, pode utilizá-lo. O uso se dá por ordem de chegada.
Bicicletas elétricas: as 10 bicicletas elétricas que estarão disponíveis no posto poderão ser utilizadas dentro do parque a partir desta sexta-feira, 01, com liberação a ser feita por meio do aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica” disponível nas lojas de smartphones para download.
Aplicativo: Para utilizar as bicicletas, os interessados devem fazer um cadastro no APP, incluindo um cartão de crédito que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta. O uso do equipamento poderá ser feito durante uma hora, na ciclovia de dentro do parque, e a devolução deve ser feita dentro desse prazo à estação. O aplicativo é seguro e os dados informados serão utilizados apenas para essa finalidade, conforme termos de uso explícitos no aplicativo.