//////

Parauapebas entra em ranking nacional de cidades criativas. Prefeito diz: “minério é finito”

Foto: Reprodução.

Parauapebas é conhecida pela força de produção mineral, sendo parte do maior pólo minerador do mundo, a Serra dos Carajás. No entanto, o prefeito atual da cidade Darci Lermen parece estar bastante focado em construir novas bases econômicas para o município.

A revista Isto É de julho trouxe o Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022 e a cidade de Parauapebas aparece na lista de campeãs nacionais em criatividade. O título leva em conta a criação de programas em várias frentes, como tecnologia e inovação. Em entrevista para a revista, o gestor do município deixou claro que pretende ir além da extração mineral. 

Darci Lermen, prefeito de Parauapebas. Foto: Reprodução.

Lermen explicou que a administração está focada no Turismo, e que esse trabalho faz parte de um projeto maior para que a cidade não dependa só da mineração. “De 2020 para cá, também tomamos a decisão de construir a nova matriz econômica de Parauapebas, hoje totalmente dependente da exploração de minérios. “Somos o maior produtor do Brasil, mas o minério é finito, ninguém sabe ao certo”, afirmou Lermen.

O prefeito que está em sua quarta gestão, disse ainda que quando reassumiu a prefeitura, em 2017, Parauapebas sofria com problemas como queda na arrecadação, crescimento da dívida e fechamento de empresas. “Pegamos Parauapebas com uma dívida de aproximadamente R$ 120 milhões. Mas, para resumir, somente em 2021 injetamos mais de R$ 1 bilhão nos cofres do governo do Estado”, explicou. 

Parauapebas. Foto: Reprodução.

Lermen reiterou que está focado no futuro da cidade. “Olhando para as futuras gerações, já começamos a planejar e a trabalhar para que essa seja uma marca da nossa gestão. Vamos investir pesado em turismo e já estamos com projetos em andamento”. Um dos desafios da região é expandir e preservar, já que a área da cidade reúne 14 aldeias indígenas que integram o complexo Carajás.