Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final do mês de julho, um a cada quatro brasileiros afirma que não consegue pagar todas as contas do mês.
A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 26 de julho e entrevistou 2.008 pessoas em todas as unidades da federação.
De acordo com o estudo, 19% dos entrevistados acabam deixando uma conta para o mês seguinte por não ter como pagar, 3% recorrem a ajudas de terceiros ou empréstimos bancários para sanar essas dívidas, 2% recorrem ao cheque especial e 1% passou a pagar somente o valor mínimo do cartão de crédito e deixa o restante do saldo devedor para depois.
Apesar do levantamento registrar que a maioria ainda conseguem encerrar o mês com todas as contas em dia, 44% dos brasileiros afirmam que, para isso, terminam o mês “zerados” e sem nenhuma reserva. Apenas 29% dos entrevistados afirmaram terminar o mês com alguma reserva de dinheiro.
A pesquisa indica, ainda, que 60% dos brasileiros já cortaram gastos com lazer para poder fechar as contas do mês, e 58% deixaram de comprar roupas e sapatos e 57% chegaram a desistir de viajar nas férias.
Outros gastos que passaram por redução foram o uso de transporte particular (51%), compra ou reforma de imóveis (50%), compra de veículos (47%), alimentação fora de casa (45%).
Sobre as causas de tantos cortes, a inflação aparece como a maior vilã. Entre os produtos que apresentaram os aumentos mais sentidos pelos brasileiros estão o gás de cozinha, citado por 68% dos entrevistados, seguido do arroz com feijão, citado por 64%.