A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira, 10, buscas na residência de Cynthia Giglioli da Silva, esposa de Marco Williams Herbas Camacho, conhecido como Marcola, líder do Primeiro Comando da Capital, o PCC. O operação aconteceu em Alphaville, bairro de São Paulo. Pelo menos quatro advogados foram presos na operação. As informações são do Metrópoles.
A esposa de Marcola foi um dos alvos de uma operação da PF contra grupo suspeito de planejar a fuga de chefes da organização criminosa presos nas Penitenciárias Federais de Brasília (onde está Marcola) e de Porto Velho, em Rondônia, onde está Marcola após a transferência ocorrida em março deste ano. A casa da irmã de Cinthia também foi alvo de mandados de buscas. A operação recebeu o nome de “Anjos da Guarda” e foi feita pela PF com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Segundo as investigações, o plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados que transmitiam tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.
Foram cerca de 80 policiais federais escalados para cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em três unidades da Federação: Distrito Federal (Brasília); Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas) e São Paulo (São Paulo, Santos e Presidente Prudente).
Acredita-se que além do provável resgate dos presos, também se pretendia sequestrar autoridades para conseguir a soltura de criminosos.