Na terça-feira, 16, um programa da emissora de Rede TV, noticiou que a artista paraense, Joelma, foi proibida pela justiça, de usar a marca ‘Calypso’, que é o nome da banda fundada pela cantora, junto com o artista e guitarrista, Ximbinha, antes dos dois se separarem, em 2015. A marca já existe há quase 25 anos.
A vocalista tinha a intenção de usar a marca na sua atual turnê pelo país. O grande desejo era dar o nome de ‘Isso é Calypso’, como nome da turnê da artista. No entanto, em disputa judicial pelo uso e direitos da marca, a o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) proibiu o uso da marca na turnê de Joelma, sob a alegação de que se trata de um ritmo, e que a marca é uma propriedade da ex-banda, extinta em 2015, com o rompimento da relação entre Ximbinha e Joelma. Logo, não se funda em vitória de nenhum dos lados.
Em pronunciamento, a cantora, frisou que não perdeu nem ganhou, assim como o ex-marido. Ela também ressaltou que tem orgulho de ser pioneira por levar o ritmo Calypso para o mundo todo.
Ximbinha não se pronunciou sobre o caso até a produção desta matéria.