/

Gabriel Monteiro: Comissão de Justiça nega recurso e vereador pode ser cassado nesta quinta, 18

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores do Rio negou ao vereador Gabriel Monteiro (PL) o recurso apresentado contra o relatório do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, apresentado na última semana que pede sua cassação.

No recurso, o ex-policial militar e youtuber alegou a existência de irregularidades na fase de instrução, mas que não foram comprovadas pela Comissão de Justiça e Redação.

Gabriel Monteiro é investigado em acusações de estupro, assédio e por forjar vídeos na internet.

O processo movido contra ele por quebra de decoro avança, e nesta quinta-feira, 18, será votado o destino de Gabriel como vereador. Os parlamentares decidirão pela cassação ou não em plenário.

O presidente da Comissão de Justiça e Redação, o vereador Inaldo Silva (Republicanos) afirmou que a análise do recurso foi feita com o apoio da assessoria jurídica da Casa.

A votação em plenário desta quinta começa às 16h e tanto os parlamentares quanto a defesa terão direito a fala. Para aprovação da cassação é necessário o voto favorável de dois terços dos vereadores, ou seja, no caso da Câmara do Rio de Janeiro, 34 votos.

Para aprovar uma possível suspensão de mandato, será necessário formar maioria absoluta, ou seja, 26 votos, dos 50 possíveis. Apenas 50 vereadores da casa poderão votar. Carlos Bolsonaro do Republicanos pediu licença do cargo e não estará presente.

Monteiro é investigado em acusações de estupro, assédio e por forjar vídeos na internet.