A Fundação centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) segue sua programação de Caravanas Solidárias em agosto, interna e externa, com instituições parceiras, nas esferas pública e privada, com o objetivo de incentivar a população a doar e aumentar o estoque de sangue da instituição. Entre os dias 15 e 16 de agosto, foram registrados 244 coletas de sangue, que vão proporcionar o atendimento a mais de 970 pacientes internados na rede hospitalar.
Entre os voluntários, esteve Adriano Martins Malheiros. Ele faz parte do grupo do escritório de advocacia Laamm. “Nossa campanha tem por objetivo maior atingir e sensibilizar da população de uma forma geral, principalmente, a comunidade jurídica. Somos cientes de que o material sanguíneo, não pode ser vendido, mas ele pode ser doado, isso é muito importante. Deixo meu incentivo para quem nunca fez a doação de sangue, que venha aqui no hemocentro, para realizar esse ato de cidadania, e assim colaborar com a saúde pública do Pará”, disse o voluntário.
O representante da caravana dos advogados, Luis Fernando Maués, de 39 anos, destaca a importância dessa parceria para a organização. “O intuito dessa campanha além de celebrar o Dia do Advogado, mostra a importância da doação. Sabemos que depois das férias há uma redução na quantidade de doações, então resolvemos, no dia 11 de agosto, que é a data de nossa categoria, marcar a campanha para trazer o maior número de colegas, de colaboradores para vir doar vidas”, frisou.
PROGRAMAÇÃO
Na última terça-feira (16), houve campanha em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), de 8h às 16h, que resultou em 80 coletas de bolsas de sangue e 14 cadastros de medula óssea.
Nesta quarta-feira (17) e amanhã (18), há ação estratégica em parceria com o Hospital de Clínicas Gaspar Viana, de 8h às 16h, na Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém.
Na sexta-feira (19), a parceria é com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para incentivo da doação de sangue entre servidores, familiares e voluntários. A Fundação vai disponibilizar inclusive a unidade móvel do Hemopa, na travessa Quintino Bocaiúva, nº 1585, bairro Nazaré, em Belém, de 7h30 às 15h.
FUNCIONAMENTO AOS DOMINGOS
Uma nova iniciativa da fundação, anunciada, é que o Hemopa passará a funcionar aos domingos, para receber doações. O funcionamento será no posto de coleta, que fica no shopping, no quilômetro 01 da BR-316, de 10h às 17h. O posto de coleta estará aberto para receber as doações de sangue a partir do próximo domingo, 21, até o dia 25 de dezembro de 2022. O posto já funciona durante a semana, de segunda à sexta, de 7h30 às 18h, bem como aos sábado, de 7h30 às 17h.
CRITÉRIOS PARA A DOAÇÃO:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
SERVIÇO.
Mais informações podem ser obtidas pelo 08002808118, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Serviço: coleta de sangue aos domingos
Período: 21 de agosto a 28 de setembro de 2022
Hora: 10h às 17h
Local: Hemopa Castanheira (Km 1 – BR 316)