Circula nas redes sociais, em especial no facebook, um vídeo com imagens supostamente do Jornal Nacional que mostram o presidente Jair Bolsonaro (PL), liderando as pesquisas de intenção de voto com 44%. O vídeo diz o ex-presidente Lula (PT) está com 32% e que seria uma pesquisa do Ipec divulgada em 15 de agosto de 2022. O vídeo é falso.
O recurso usado para este vídeo se chama “deepfake”, que é (geralmente um vídeo) manipulado que faz com que as pessoas vejam alguma informação que não condiz com a realidade.
VÍDEO FALSO:
O trecho usa parte da edição de 15 de agosto do telejornal da Globo, o Jornal Nacional, segundo a colunista do portal UOL, Cristina Tardáguila. Essa é a primeira vez que um deepfake voltado para as eleições tem esse tipo de proporção e notoriedade.
O falso vídeo já tem pelo menos 29,9 mil reações apenas no aplicativo Tiktok.
Nas imagens falsas, temos a apresentadora do JN, Renata Vasconcellos, e um áudio manipulado, que diz: “Jair Bolsonaro, do PL, tem 44%. Com a margem de erro tem de 42% a 46%. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparece com 32%. Com a margem de erro, de 30% a 34%”. A narração é acompanhada pela imagem adulterada de um gráfico que exibe os mesmos números errados.
Os dados verdadeiros da pesquisa, apresentados pelo Jornal Nacional, e ditos pela apresentadora Renata Vasconcelos, mostram que o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 32%.O Ipec afirmou em nota que o vídeo apresenta dados falsos e que vai denunciar o conteúdo.
O Ipec afirmou em nota que o vídeo apresenta dados falsos e que vai denunciar o conteúdo.