///

No dia Nacional do Ciclista, Belém planeja expansão das ciclovias na cidade

A nova Dr.Freitas pavimentada e revitalizada com 13,99 km de ciclofaixa.

Na quinta-feira, 18, a Prefeitura de Belém se reuniu com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), para tratar da expansão da malha cicloviária da capital e de projetos voltados a estudantes que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

AMPLIAÇÃO

Durante o encontro, foi apresentado ao gestor municipal o número de ciclofaixas implantadas pela Prefeitura de Belém na capital paraense. Até agosto de 2022, a Semob ampliou a malha cicloviária em 12,39 km. Foram contempladas as avenidas Norte/Sul no conjunto Promorar, Almirante Tamandaré, Dr. Freitas (entre as avenidas Senador Lemos/Almirante Barroso), travessa São Francisco, ruas Dr. Assis, Carneiro da Rocha e do Arsenal e Portal da Amazônia.

Também foi apresentado o planejamento de expansão até dezembro deste ano. A meta é implantar mais 30,62 Km, alcançando as avenidas Generalíssimo Deodoro, Magalhães Barata, José Bonifácio (da Mundurucus até a Bernardo Sayão) e Tavares Bastos (da Almirante Barroso até a João Paulo II). 

Ampliação da ciclovia para potencializar o uso de bicicletas em Belém é meta da gestão municipal. Imagem: Agência Belém.

“Não é somente ampliar a quilometragem, mas promover a conexão entres as ciclofaixas implantadas. Não adianta pulverizar e não facilitar o deslocamento na cidade. Um dos pontos principais desses novos serviços é a conexão nessa rede cicloviária”, explicou a superintendente Ana Valéria Borges.

PROJETO AMBICIOSO

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou que a criação de uma malha cicloviária maior na cidade é uma prioridade da gestão, que pretende transformar Belém na capital das bicicletas. “Queremos transformar Belém na capital nacional das bikes. Fazemos a manutenção e também criamos as ciclofaixas. É direito do cidadão, que vai trabalhar ou se divertir, usar com segurança um sistema cicloviário”.

Até o fim do ano, objetivo é implantar mais 30,62 Km para as bicicletas na capital paraense. Imagem: Agência Belém.

ESTUDANTES

O prefeito aproveitou para solicitar um projeto integrado entre a Semob e Secretaria Municipal de Educação (Semec) visando unir bicicleta e estudantes. O objetivo é criar ciclofaixas nas proximidades das escolas municipais, para facilitar o acesso dos alunos que utilizam bicicletas e adquirir, por meio do órgão de educação, bicicletas para os alunos da rede municipal de ensino.

NOVIDADE

A nova malha cicloviária de Belém conta com uma novidade: a faixa de segurança. O diretor de trânsito da Semob, Antonio Quingosta, explicou como está sendo implantada a faixa que permite o afastamento da ciclofaixa da via por onde passam os veículos. A avenida Doutor Freitas e o Portal da Amazônia já contam com a novidade.