///

Monkeypox: Brasil confirma 1º caso de varíola dos macacos em cachorro; tutor estava infectado

Foi confirmado o primeiro caso de monkeypox, popularmente conhecido como varíola dos macacos, em um animal doméstico no Brasil.

O animal é um cachorro da  raça Shih-Tzu de 5 meses que foi identificado com a doença no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O seu tutor, estava infectado e já apresentava os sintomas.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o primeiro cachorro contaminado no Brasil pela varíola dos macacos vivia na mesma casa que seu tutor.

Cachorro diagnosticado com varíola dos macacos em Juiz de Fora. Imagem: g1

Ainda segundo a Secretaria, este seria um caso de transmissão de humano para animal, entretanto, essas transmissão ainda será confirmada por exames. Um caso semelhante foi diagnosticado na França nos últimos meses.

COMO FOI FEITO O DIAGNÓSTICO?

Conforme informações das autoridades de saúde, o animalzinho começou a apresentar sintomas da monkeypox no dia 13 de agosto. Neste momento, o animal apresentava prurido, ou seja coceira em diferentes partes da pele, e alguns tipos de lesões características da doença no dorso e no pescoço.

“O veterinário que atendeu o animal usou Equipamento de Proteção Individual (EPI) para exame e coleta das amostras após contato da Vigilância Epidemiológica sobre a suspeita”, afirmou o órgão em comunicado.

Foi comprovado que o caso da infecção do tutor é anterior ao diagnóstico do animal. O paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 3 de agosto e buscou por atendimento médico cinco dias depois. Os testes deram positivo para a doença.

Segundo a SES-MG, o cachorrinho está estável e tanto ele quanto seu tutor estão em observação isolados em casa. “O único contato humano domiciliar do paciente continua assintomático e segue em monitoramento”, informa a SES-MG.

Até o momento, esta caso é o único do país de transmissão de humano para animal. Tanto neste caso, quanto o do cachorro diagnosticado com a doença na França, os tutores dormiam juntos, com seus cachorros já infectados com a doença.

CASOS DE MONKEYPOX NO BRASIL:

O Ministério da Saúde contabiliza 3,7 mil casos oficialmente confirmados para a doença no Brasil, incluindo uma morte em decorrência da infecção. Nesta semana, também foram anunciados os dois primeiros casos da infecção em bebês, com menos de um ano.

MONKEYPOX NO PARÁ:

Até o momento, sete casos da monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, foram confirmados no Pará segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Pará, a sespa.