A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), confirmou nesta segunda-feira, 29, que três dos oito casos confirmados de monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, diagnosticados em Belém, são de transmissão local, ou seja, são casos que foram transmitidos dentro do Pará, de pacientes que não tem histórico de viagens recente. A informação foi confirmada por nota da secretaria.
CASOS CONFIRMADOS EM BELÉM:
Existem poucas informações sobre os casos confirmados da doença. Os oito pacientes foram registrados nos em cinco bairros. São eles:
Um caso no bairro de Fátima;
Três casos na Marambaia;
Um caso no Coqueiro;
Um caso no Tenoné;
Dois casos na Pedreira.
“Todos os pacientes estão bem de saúde”, Afirmou a Secretaria. Transmissão local é o mesmo que transmissão comunitária.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que, até o momento, a capital registra oito casos confirmados de monkeypox (varíola dos macacos) – nos bairros de Fátima, Marambaia, Coqueiro, Tenoné e Pedreira -, dos quais três são de transmissão local. Atualmente, nove casos seguem em investigação e seis foram descartados. A Sesma informa, ainda, que os pacientes que tiveram transmissão local relatam não terem feito viagens para fora do Estado no período considerado para infecção. Eles também não têm parentesco com os casos importados registrados anteriormente em Belém. Todos seguem bem, em isolamento domiciliar e com acompanhamento constante das equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Sesma.