Em menos de 30 dias, em 2 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições 2022. Esta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que está proibido aparelhos celulares na cabine de votação, a decisão foi unânime. Para garantir o sigilo na hora da escolha, uma “cola eleitoral virtual” foi criada pelo próprio TSE.
No site da Justiça Eleitoral, (veja aqui) uma ferramenta foi criada. O recurso permite anotar os números dos candidatos, na ordem em que se vota. Depois, é só imprimir e levar para a cabine.
QUAIS OS CARGOS DISPONÍVEIS PARTA VOTAÇÃO EM 2022?
Cada brasileiro apto a votar deve escolher cinco candidatos: presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual ou distrital, no caso dos eleitores de Brasília.
NÃO TE PERDE: QUANTOS DIGITOS PARA CADA CANDIDATO?
Deputada ou deputado federal: 4 dígitos
Deputada ou deputado estadual: 5 dígitos
Senadora ou senador: 3 dígitos
Governadora ou governador: 2 dígitos
Presidenta ou presidente: 2 dígitos
SIMULADOR VIRTUAL DO TSE:
Também está disponível no site do TSE uma urna virtual para que os eleitores possam “treinar” o voto exatamente como acontece no dia da eleição.
O “treino”, segundo o Tribunal, além de dar segurança para o cidadão que vai votar pela primeira vez, por exemplo, reflete na diminuição do tempo que cada um leva para votar, podendo diminuir as filas.
Não existem partidos ou candidatos reais neste treino, TODOS são fictícios, entretanto, a dinâmica de voto é a mesma. Tem sonzinho? Tem! Os sons emitidos pela urna eletrônica são os mesmos do dia da votação. O simulador também tem os termos de acessibilidade como inclusão da intérprete de Libras e áudio para pessoas com deficiência visual.
Quer testar? Use o simulador clicando aqui. No site você seleciona qual tipo de eleição e segue as orientações que aparecem na tela, até o fim da votação. “A pessoa pode corrigir, reiniciar e aprender com mensagens explicativas quantas vezes quiser”, diz o TSE.