/////

POPLIST | Veja dez fotos e momentos marcantes do reinado de Elizabeth 2ª

Elizabeth 2ª tornou-se rainha aos 25 anos de idade, no dia 6 de fevereiro de 1952, mesmo dia em que seu pai, George VI faleceu. Ela foi a monarca que reinou por mais tempo o Reino Unido (que inclui Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte). Sua coroação aconteceu de fato quase um ano depois, em 1953.

Confira os principais marcos da vida da rainha Elizabeth II e seu reinado nos últimos 70 anos. 

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, na Inglaterra. Seu apelido era “Lilibet”.

1936 –  A primeira na linha de sucessão

Elizabeth no colo de seus pais em imagem de 1926

Quando nasceu, Elizabeth tinha poucas chances de ascender ao trono do Reino Unido. Seu pai, George, era o irmão mais novo na linha de sucessão, o príncipe Edward.

Em 1936, Edward, nomeado rei Edward VIII, abdicou do trono para se casar com uma mulher americana que era divorciada, movimento proibido pela monarquia. 

Desta forma, o pai de Elizabeth foi nomeado rei George VI. Elizabeth, com 10 anos de idade e a mais velha das filhas do rei, se tornou a primeira na linha de sucessão.

1947 – Casamento com Phillip

Imagem usada para anunciar o noivado de Elizabeth e Philip

Elizabeth e Phillip se conheceram quando a então princesa tinha 13 anos de idade, em uma visita da família real à Marinha, onde ele servia. 

Eles passaram a se corresponder por carta durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), e Phillip pediu a mãe de Elizabeth em casamento logo após o fim da guerra.

Os dois se casaram em 1947e ficaram juntos por 73 anos, até a morte de Phillip, em 2021.

1954 – Primeira coroação televisionada

Coroação de Elizabeth 2ª

Phillip teve a ideia de transmitir a coroação pela televisão, que ganhava espaço na época, aproximando a família real da população. Assim, Elizabeth teve a primeira coroação televisionada da história.

Coroação de Elizabeth 2ª

1965 – Visita à Alemanha Ocidental

Elizabeth 2ª na Alemanha Ocidental

Um dos marcos das tarefas diplomáticas da rainha foi uma visita em 1965 à então Alemanha Ocidental (ou República Federal da Alemanha, lado alinhado ao Ocidente, em oposição à Alemanha Oriental, alinhada à União Soviética).

Um monarca britânico não visitava a Alemanha desde 1913 — desde então, os dois países foram rivais tanto na Primeira Guerra (1914-18) quanto na Segunda Guerra (1939-45).

1968 Charles se torna príncipe de Galles

Charles se torna príncipe de Galles

O príncipe Charles, primeiro filho de Elizabeth e Philip, nasceu em 1948, seguido dois anos depois por sua irmã, Anne. A rainha teria ainda outros dois filhos nos anos 1960: Andrew, em 1960 (hoje envolvido em escândalos de abuso sexual) e Edward, em 1964.

Ao longo dos anos, a expectativa em torno de Charles era grande e esperava-se que ele se tornasse rei em breve. A relação de Charles com a mãe era conturbada, de acordo com biografias, que afirmam ainda que o embate piorou após o casamento do príncipe com Daiana.

1970 – Quebras de protocolo

Rainha Elizabeth caminha entre a população na Austrália

Biógrafos relatam que a rainha Elizabeth quebrou alguns protocolos da monarquia ao longo das décadas durante seu mandato. 

Entre os mais lembrados está a caminhada entre a população que a rainha fez pela primeira vez em visita à Austrália, em 1970. 

1992 – Crises na família real

Charles e Diana se casam

O ano de 1992 foi marcado por separações na família real. O casamento de Charles e Diana acabou naquele ano, após vários escândalos e relações extra-conjugais.

No mesmo ano, o príncipe Andrew se divorciou de sua esposa, assim como a princesa Anne de seu primeiro marido. Por fim, o castelo de Windsor, residência da família real, pegou fogo — e imagens de luxuosos artigos sendo salvos do incêndio fez a riqueza da família real ser exposta em rede nacional. Em meio às críticas, a rainha Elizabeth concordou em pagar impostos sobre sua renda privada. Mais tarde, descreveria 1992 como “Annus Horribilis” (“ano horrível”, em latim).

1997 – Morte de Lady Di

Lady Di

A relação entre “Princesa do Povo” (People’s Princess) e a rainha era de constantes desavenças, o que levou a uma crise de imagem na família real. O ápice veio com a trágica morte de Diana em um acidente de carro.

A princípio, a família real se isolou no interior e não fez muitas declarações públicas sobre o acidente. Mas, diante das críticas, a rainha Elizabeth terminou tendo de voltar a Londres e fazer um pronunciamento na televisão.

2002 – Jubileu de ouro e perdas familiares

Rainha Elizabeth no funeral de sua mãe em 2002

Em 2002, nos 50 anos de reinado da rainha Elizabeth 2ª. Após constantes crises, a popularidade da monarquia voltou a ser restaurada.

No mesmo ano, a rainha foi atingida por uma tragédia familiar dupla: morreram, com sete semanas de diferença, sua única irmã, princesa Margaret, aos 71 anos, e sua mãe (a “Rainha mãe”, Elizabeth Bowes-Lyon), aos 101 anos.

2021 Morte do príncipe Philip

O mais longevo consorte da história britânica, príncipe Philip, faleceu em 2021. O duque de Edimburgo foi hospitalizado em fevereiro de 2021 depois de “se sentir mal ” e recebeu tratamento para uma infecção e uma doença cardíaca preexistente. Ele havia tido alta em março, mas faleceu semanas depois, em abril de 2021.