///

Naufrágio em Cotijuba: proprietários de embarcação serão investigados por homicídio

Durante entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), realizado na tarde desta quinta-feira, 8, a Polícia Civil do Pará informou que identificou o responsável pela lancha “Dona Lourdes II”, que naufragou durante a manhã de hoje. A proprietária, também foi identificada.

A dona da lancha se chama Meire Ferreira Oliveira, e seria mãe de Marcos de Souza Oliveira, que era o responsável direto pela embarcação. Segundo a Polícia, ele estava na lancha no momento da tragédia, mas fugiu do local.

Marcos de Souza Oliveira, responsável direto pela lancha  “Dona Lourdes II”.

Marcos está sendo procurado ambos serão investigados por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar, já que, segundo a Polícia, os proprietários assumiram os riscos de acidentes, além de outros agravantes, como omissão de socorro. Pelo menos 11 pessoas morreram na tragédia. Outras 63 pessoas sobreviveram. Os sobreviventes foram identificadas pela Defesa Civil. Ainda segundo a Polícia, a embarcação estava irregular e estaria também superlotada.

Existem outras investigações em curso pela Marinha do Brasil, sobre outras condições técnicas mais específicas, como presença de coletes e outros elementos estruturais essenciais, além da operação ilegal em si.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, a Segup, Ualame Machado, o trajeto que a embarcação estava fazendo, era comum entre outras embarcações, entretanto, mesmo sendo um trajeto conhecido, precisa de cuidado, por ser um local de risco elevado. O secretário também informou, que assim que os tripulantes perceberam água no eixo poderiam ter avisado as pessoas para colocarem os coletes, mas eles teriam apenas pedido calma aos passageiros.

Em caso de informações sobre o naufrágio ou sobre o paradeiro do acusado, há um contato de atendimento 24 horas: (91) 98899- 6323. A informação do contato foi divulgada pelo governo do Pará.

RELATOS DAS VÍTIMAS:

Alguns vídeo de relatos dos sobreviventes do naufrágio foram divulgados ao longo do dia nas redes sociais. Confira: