//

Charles III é oficialmente proclamado rei do Reino Unido

Em uma cerimônia solene televisionada do Palácio de Saint-James em Londres, aconteceu a proclamação do novo rei pelo Conselho de Ascensão na presença do herdeiro William, da rainha consorte Camilla, da primeira-ministra Liz Truss e seus antecessores vivos.

Segundo informações divulgadas pelas redes sociais da coroa, o próprio rei pediu para que a cerimônia de assinatura fosse televisionada.

“O príncipe Charles Philip Arthur George se torna agora, pela morte de nossa soberana de feliz memória, o nosso rei Charles III. Deus salve o rei!”, proclamou o conselho antes que o próprio monarca fosse chamado à sala.

“O reinado da minha mãe foi inigualável pela sua duração, dedicação e devoção. Estou profundamente consciente desta grande herança e dos deveres e pesadas responsabilidades da soberania, que agora me são transmitidos”, declarou o novo monarca. 

Seguindo um protocolo rígido, o filho de 73 anos da falecida rainha se instala lentamente como chefe de Estado. No seu primeiro discurso televisionado como Charles III, o novo monarca elogiou na sexta-feira a sua “amada mãe”, uma “modelo” e uma “inspiração” sempre “ao serviço do povo”.

A sucessão a Elizabeth II ocorreu automaticamente na quinta-feira (8/9), após a morte da rainha, aos, 96 anos em seu castelo escocês de Balmoral.Durante uma missa na sexta-feira (9/9) na catedral de St Paul, em Londres, o hino britânico foi cantado com uma letra modificada, “God save the King”, pela primeira vez em 70 anos.

Após a cerimônia, a proclamação foi lida ao público de uma varanda do palácio Saint-James e em outros pontos de referência em Londres.

À tarde, Charles III voltará a receber Truss e os principais membros do seu executivo, recentemente nomeados na terça-feira.