///

Piloto morre após fazer pouso forçado de aeronave em Oriximiná, oeste do estado

O piloto David Salomão, que fez o pouso forçado da aeronave Caravan prefixo PT-MES em uma área de açaizal próximo a Oriximiná, não resistiu aos ferimentos e morreu neste domingo, 11. O acidente com a aeronave aconteceu no sábado, 10. 

O avião partiu de Oriximiná com destino a aldeia indígena Ayaramã e levava quatro pessoas além do piloto: o odontólogo Alencar Neto, o auxiliar de odontologia Luiz Carlos de Oliveira, o técnico de enfermagem Anézio Wai Wai e Nicole Seixas, do IBGE.  

Os sobreviventes foram resgatados e levados para um hospital particular de Santarém. O estado de saúde deles é considerado estável e estão fora de risco. 

ACIDENTE

A aeronave precisou fazer um pouso forçado em uma plantação nas proximidades de Porto Trombetas, distrito de Oriximiná, por conta de uma pane nos motores. O avião foi localizado no final da tarde de sábado e o resgate das vítimas foi feito por helicóptero.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, confirmou o acidente com a aeronave e lamentou a morte do piloto David Salomão Barreto. Veja a nota:

“A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá Tocantins, informou que, na manhã de sábado (10), uma aeronave do tipo Caravan, que transportava a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Polo Base Oriximiná até a aldeia Ayaramã, em Oriximiná (PA), precisou fazer um pouso forçado em área de açaizal, próximo ao Rio Trombetas.

A aeronave, que presta serviço ao DSEI Guamá Tocantins, partiu do município de Oriximiná às 10h36, com seis passageiros: um técnico do IBGE, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, um técnico de enfermagem além do piloto e da copiloto. O incidente ocorreu por volta de 11h32, cerca de 30 minutos antes do pouso previsto na aldeia Ayaramā.

Uma equipe do Serviço de Busca e Salvamento (Salvaero) e o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I) foram acionados para o resgate dos ocupantes. Também foram deslocados um helicóptero e uma aeronave do tipo Caravan para busca na região. Por conta do difícil acesso geográfico do local do pouso forçado, a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a integrar os esforços de resgate dos ocupantes.

O resgate dos ocupantes foi finalizado pela FAB na noite deste sábado (10). Os passageiros receberam os primeiros socorros e foram encaminhados para o hospital com quadro clínico estável. Infelizmente, o piloto não resistiu aos ferimentos e veio a óbito”.