Estudantes e professores do Instituto Federal do Pará, o IFPA, fizeram um ato na manhã desta quarta-feira, 14, na Av. Almirante Barroso, em Belém. O protesto interditou parte da rua no sentido Marco-Belém, entre a Travessa da Estrela e Timbó, no bairro do Marco.
Segundo relatos dos alunos e os cartazes usados na manifestação, o motivo do protesto seriam casos de assédio sexual que teriam ocorrido na instituição. A manifestação foi marcada nas redes sociais desde o dia 8 de setembro e teve inicio ás 10 horas.
A Polícia Militar e a Semob foram acionadas e monitoraram o protesto até o fim do ato nas ruas. O trânsito na área foi liberado por volta das 12:30.
O BT entrou em contato com o Instituto para apurar o caso. Em nota, a instituição disse:
O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém, informa à comunidade acadêmica e externa que já está adotando todas as providências e procedimentos administrativos cabíveis para apurar a denúncia sobre um caso de assédio sexual que teria ocorrido no Campus. Um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) já foi instaurado para investigar o acusado e tomar as devidas providências. Dessa forma, todas as possibilidades legais que cabem ao Instituto já estão em processo de execução.
O IFPA também disse que em 2018 e 2019, realizou iniciativas e campanhas de combate ao assédio e abusos, e criou canais de atendimento psicológico para atender alunos e funcionários.
Veja o vídeo da manifestação: