///

Festa Literária homenageia grandes nomes da literatura paraense; Evento começa nesta sexta,16 em Belém

A I Festa Literária de Belém, (Flibe), irá reunir escritores profissionais do setor literário paraense, em um evento gratuito para o público, com rodas de conversa, oficinas, venda de livros temáticas locais e muita música. O evento que começa nesta sexta-feira, 16, segue até o dia 23, na Fundação Cultural do Pará (FCP), sempre de 9 da manhã às 21h.

Palestras e a valorização da cultura paraense que nasce em todos os municípios do Pará é o objetivo da iniciativa para fortalecer a riqueza e a produção paraense. O evento continuará até o próximo dia 23, de 9h às 21h, na Fundação Cultural do Pará (FCP). A festa terá homenageados, como os professores e escritores paraenses, Heliana Barriga, Juraci Siqueira, Zélia Amador de Deus e João de Jesus Paes Loureiro.

ATRATIVO

A Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) vai distribuir o bônus-livro no valor de R$ 200 para cada um dos 7 mil educadores e servidores administrativos da pasta para adquirirem livros na FIibe. O investimento total é de R$ 1,4 milhões.

PROGRAMAÇÃO

Além de oficinas, palestras e bate papos sobre cultura e literatura, temas como afro-brasileiros, a cultura e o povo indígena, LGBTQIA+, povos periféricos, feminismo e a juventude também serão pautas do evento. Exposições, apresentações artística e literárias, amostras do cinema paraense, feira de artesanato e economia criativa também são novidades interessantes de acompanhar na FIbe.

Show de Simone Almeida, Alba Mariah, Adilson Alcântara, Delcley Machado, Dayse Addario, Pedrinho Callado, Carimbó Cobra Venenosa, Inesita, Pelé do Manifesto e Eduardo do Tambores Encantados são alguns nomes locais que mostrarão os seus talentos ao público.

BIENAL DAS ARTES

Com o tema “Afirmação de direitos”, a I Bienal de Artes de Belém vai envolver toda a cidade, no período de 20 a 25 de setembro. Os oito distritos do município, além da ilha do Combu, receberão rodas de conversas, festival de música, apresentações de teatro e dança, oficinas de capacitação, recitais, exposições e shows. 

PROGRAMAÇÃO PARA TODOS

Artistas consagrados, como Gal Costa e Zeca Baleiro, até a aparelhagem Crocodilo e o músico paraense Felipe Cordeiro, além de diversos grupos regionais, farão parte da programação

Também haverá rodas de conversas, oficinas, apresentações teatrais, visitações a museus e diversos outros eventos.

FESTTIVAL

Dentro da Bienal será realizado o IV Festival de Música Brasileira, que homenageará o músico Paulo André Barata. A primeira etapa do festival ocorrerá entre os dias 15 e 23 de setembro e a fase final durante a programação da Bienal.