//

Terremoto atinge Taiwan e alerta de tsunami é emitido

A região sudeste de Taiwan foi atingida por uma série de terremotos neste domingo (18), sendo o mais intenso com magnitude 7,2 na escala Ritcher. Já foi confirmada uma vítima e agências meteorológicas emitem alertas de tsunami. Enquanto isso, autoridades locais avaliam os danos e informam que houve desabamento de um prédio e descarrilamento de vagões.

O Ministério da Saúde de Taiwan informou que 79 pessoas já buscaram atendimento médico, enquanto quatro pessoas foram resgatadas dos escombros de um prédio de três andares. Também há relato de 400 turistas estarem presos em uma montanha na cidade de Yuli, por conta de deslizamentos de terra.

A ilha de Taiwan é menor que o estado do Rio de Janeiro e está localizada próxima à junção de duas placas tectônicas, sendo propensa a terremotos. Tanto que, ainda na noite de sábado (17), foi possível sentir um tremor de magnitude 6,4 no condado de Taitung.

Segundo o Centro de Alerta de Tsunami dos EUA há a formação de ondas de tsunami a 300 km do epicentro dos tremores, enquanto a agência meteorológica do Japão emitiu alerta para a prefeitura da cidade japonesa de Okinawa por conta de ondas de 1 metro no litoral.

Foi possível sentir tremores na capital Taipei, onde o telhado de um centro esportivo desabou, como é visto em um vídeo que circula nas redes sociais.

Reprodução / Redes sociais

Taiwan tem uma má lembrança de tremores de terra, em especial pelo terremoto de 1999, que vitimou mais de 2 mil pessoas após atingir a região com a magnitude 7,3.