No último domingo (18), dois jornalistas da BBC Brasil foram atacados por imigrantes brasileiros e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), em Londres.
O caso aconteceu em frente a residência do embaixador brasileiro, na capital inglesa, quando bolsonaristas se reuniram no local por causa da chegada do chefe do Executivo ao país.
No vídeo, vemos os jornalistas Laís Alegretti e Giovanni Bello trabalhando quando são abordados por um grupo que, vestidos com roupas verde e amarela, começam a xingá-los chamando-os de “lixo” e mandando “voltar para Cuba”.
A abordagem dura mais de cinco minutos. Em dado momento, o blogueiro Rodrigo Nascimento, que foi recebido pelo chefe do Executivo e pela primeira-dama Michelle Bolsonaro no país europeu, coloca a câmera no rosto dos jornalistas e afirma que “devem ser da USP (Universidade de São Paulo), é tudo doutrinado, de esquerda”.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou o caso e afirmou que os ataques a jornalistas aumentaram durante o governo de Bolsonaro. “Durante os últimos quatro anos, jornalistas, especialmente mulheres, foram alvos do presidente e de seus aliados. Ataques misóginos e sexistas, reproduzidos em larga escala, e campanhas de desinformação orquestradas por agentes públicos minaram o debate público”, disse a Associação em nota.
VEJA O MOMENTO QUE OS JORNALISTAS SÃO ABORDADOS: