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Empresa de viagens vende promoções e faz mais de 200 vítimas em golpe

Em conversa com o BT, clientes que foram prejudicados contam que a empresa arrecadou com a fictícia oferta mais de 300 mil reais.

Em conversa com o BT, um dos diversos denunciantes contou que teve toda a sua família prejudicada pelo golpe. “Eu e minha família íamos comemorar o aniversário da minha sobrinha, nos lençóis maranhenses. Compramos as passagens no início do ano, aproveitando a oferta de pacotes promocionais com preços abaixo de mercado. A viagem seria em agosto, mas ela foi cancelada, dois dias antes. Oito pessoas da minha família ficaram prejudicadas, gastamos 12 mil reais, que ainda não foram reembolsados”, contou Michelly Silva, que foi uma das vítimas.

A empresa Laritur LRT Turismo atua na capital paraense vendendo pacotes de viagens aéreas, terrestres, marítimas e resorts, mas atrai clientes oferecendo supostos pacotes promocionais, abaixo do valor de mercado. A dona do negócio, identificada como Larissa de Freitas Machado Oliveira, promete reembolsar os clientes. Ela admite que o negócio passa por crise financeira, mas que pretende fazer todos os reembolsos.

Mensagens compartilhadas por outras vítimas no grupo de mensagens dos clientes que foram prejudicados. Imagem: Reeprodução.

De acordo com Michelly, a empresa já vem enganado consumidores desde 2021, com os pacotes a preços econômicos. Ela conta que pagou R$ 480 apenas com as viagens, fora a compra de produtos e peças de roupas para aproveitar o lugar turístico para onde pretendia viajar com familiares e amigos.

“Paguei a minha viagem em janeiro, e ela cancelou, sem nem me avisar. Acabei descobrindo depois. No contrato, não há cláusula de cancelamento. Apenas existe um parágrafo que diz que o reembolso pode acontecer de 70 a 120 dias, mas até agora nada. Eu, minha família e mais dois amigos já registramos boletim de ocorrência na delegacia de crimes virtuais. Ao todo, são 10 pessoas que fizeram o BO”, relatou.

Michelly e outras vítimas montaram um grupo, que hoje tem mais de 200 pessoas, e segue incluindo mais prejudicados. Uma lista contabiliza o número de pessoas e o valor total que foi pago pelas vítimas. Segundo o relato de Michelly à polícia, ela recebeu a notícia de que o motivo do cancelamento seria a viagem seria adiada porque os fornecedores ajustaram os valores e ela não queria repassar o reajuste aos clientes, e quem não pudesse ir na data, deveria solicitar o reembolso, que seria feito em sete dias, porém, não aconteceu.

“No dia 11 de agosto deste ano, entrei em contato com a Larissa solicitando o reembolso, mandei os comprovantes e valores conforme fui orientada por ela, apesar da demora, continuei trocando mensagens, enquanto ela continuava me enviando mais ofertas de pacotes de viagens. No dia 26 de agosto, entrei em contato novamente sobre o meu dinheiro, tendo como resposta que o reembolso iria sair no dia 02 de setembro. No dia 05, falei com ela novamente, e tive como resposta que o valor sairia no dia 8, mas não aconteceu. Continuei cobrando, mas ela não me respondia mais, conversei com outras pessoas que também compraram passagens, e descobri que ela também havia quebrado o contrato com esses outros clientes”,disse.

Levantamento feito pelas próprias vítimas. Imagem: Reprodução.

Entre as vítimas, estão pessoas de Castanhal, Mojú, Afuá, Belém, Ananindeua, Marituba e também de outros estados do Brasil. A empresa segue atuando nas rede sociais, vendendo pacotes no facebook e instagram.

Com o crescimento dos problemas e o cancelamento de viagens, as publicações da empresa começaram a receber enxurradas de comentários cobrando reembolsos e chamando a empresa de golpista.

Em agosto deste ano a empresa comemorou cinco anos com uma publicação nas redes sociais, porém, os comentários nas postagens estão indisponíveis desde julho. A LRT Viagens segue vendendo pacotes promocionais para as festas do fim de ano.

Conforme relatos dos denunciantes, a empresa constantemente troca de sede fixa em Belém, e diz que vai apenas reembolsar os clientes que não denunciaram a empresa na mídia e nos órgãos competentes.

Dentre as desculpas da empresa para cancelar as viagens, estão o aumento dos combustíveis e as restrições da pandemia.

A maioria das vítimas conta que foram atraídas pelas ofertas promocionais na internet. Michelly, entretanto, conta que conheceu a empresa através da prima que ganhava as viagens promocionais em sorteios. Segundo as vítimas, a dona do negócio informou que mantém a promessa de reembolsar todos os clientes que foram lesados, mas reforça dizendo que a empresa enfrenta problemas financeiros.

DEFESA

O BT entrou em contato com a dona e representante da empresa LTR Viagens, Larissa machado, que reiterou que a empresa enfrenta uma crise financeira e suspendeu a oferta de pacotes promocionais para as festas de fim de ano por tempo indeterminado. Além disso, a assessoria jurídica já está realizando os procedimentos de distrato, que é o cancelamento do contrato, e que vai reembolsar todos os clientes prejudicados em 120 dias úteis, a partir da data do distrato efetuado.

Em nota, a Polícia Civil (PC) do Pará afirma que o caso vem sendo investigado: “O caso é investigado pela Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE), por meio da Delegacia do Consumidor (DECON). Os envolvidos estão sendo ouvidos e diligências estão sendo realizadas para apurar maiores informações sobre o caso, em contato com as vítimas”.