///

Lula não irá a debate no SBT; Bolsonaro sinaliza presença

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deverá comparecer ao debate com presidenciáveis no SBT que acontecerá no próximo sábado, 24. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá participar da sabatina. 

O evento é organizado por SBT, CNN Brasil, Estadão, Terra, Veja e as rádios Eldorado e Nova Brasil, com transmissão a partir de 18h15, e será nos estúdios do SBT, em São Paulo.

Outro debate da Rede Globo já está marcado para o dia 29 de outubro, véspera do 1º turno, que será dia 2 de outubro.

Para o debate do SBT foram confirmados sete presidenciáveis. O grupo de veículos chamou os candidatos dos quais os partidos têm ao menos cinco representantes na Câmara dos Deputados, conforme a legislação eleitoral. Além de Lula e Bolsonaro, foram convidados Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

Integrantes da campanha de Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmaram na tarde desta terça-feira, 20, a presença de Bolsonaro no debate do SBT e afirmaram que o compromisso já está na agenda oficial do presidente. Faria é casado com Patrícia Abravanel, apresentadora do canal e uma das filhas de Silvio Santos.

Nos últimos dias, auxiliares de Bolsonaro discutiram com os meios de comunicação os detalhes do debate e avaliaram que a participação do presidente pode ser positiva para a campanha. A decisão, segundo fontes do governo, será mantida mesmo sem a participação de Lula.

Embora não tenha enviado uma resposta oficial à organização do debate, a campanha de Lula disse ao UOL hoje que ele não irá.

Até a manhã desta terça, apenas Lula e Bolsonaro não tinham confirmado presença ao pool. Os demais presidenciáveis enviaram resposta.